Bolo de banana com farofinha crocante


Eu adoro bolo para comer com o café do tipo fubá, cenoura e banana, mas infelizmente desde que casei não como mais bolo de banana. Existem pessoas que não gostam das coisas mais básicas da vida, você sempre conhece alguém ou conhece alguém que conhece alguém que não gosta de chocolate ou algo assim. Meu marido é uma destas pessoas estranhas, ele não gosta de banana!!! Tudo bem eu confesso que sou uma pessoa bem chata para comer e não gosto de muita coisa, mas não conisgo entender como alguém pode não gostar de banana!! 


Enfim por causa do gosto peculiar do marido eu não faço bolo de banana porque iria ter que comer o bolo todo sozinha, mas semana passada por um milagre divino o marido disse para eu fazer um bolo de banana para ele experimentar (já que nunca comeu) e que poderia ter uma pequena chance dele gostar já que a banana ia estar no meio do bolo com açúcar e outras coisas. Fiquei muito feliz e fui correndo esta semana comprar os ingredientes. 

O bolo de banana que minha mãe costuma fazer leva bananas cortadas em pedaços grandes em cima do bolo, achei que se fizesse deste jeito o marido não ia comer mesmo, porque ia ver a fruta no topo, então escolhi a receita do blog da Patricia. A receita leva banana esmagada na massa, além disso a foto está linda e segundo ela é o melhor bolo de banana que ela já comeu. Minhas fotos não ficaram tão bonitas quanto as da Patrícia, mas ela é uma expert no assunto (um dia eu chego lá!!). 

O bolo ficou bem molhadinho e fofo. Como eu adoro canela coloquei um pouco na massa também, ficou uma delícia, realmente é um dos melhores bolos de banana que já comi, mas adivinha se o marido gostou??? Deu uma mordida so e disse..."não gostei... tem gosto de banana". Conclusão tenho vários pedaços de bolo só pra mim. Hoje de manhã ele levou uns pedaços para o pessoal do serviço e eles adoraram, pelo menos alguém para elogiar meu serviço :)



 Bolo de banana com farofinha crocante
(receita daqui)

Farofinha:
6 colheres de sopa (60g) de farinha de trigo
6 colheres de sopa (75g) de açúcar mascavo claro (aperte na colher na hora de medir)
3 colheres de sopa (42g) de manteiga sem sal amolecida
¼ colher de chá de canela em pó

Bolo:
1 1/3 xícaras de chá (233g) de farinha para bolos*
1 colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
1 xícara de chá (255g) de bananas maduras e amassadas ligeiramente com um garfo (2 médias ou 3 pequenas)
3 colheres de sopa de leite integral
1 colher de chá de extrato de baunilha
½ xícara de chá (113g) de manteiga sem sal amolecida
1 xícara de chá (200g) de açúcar demerara
1 ovo grande, levemente batido com um garfo

* farinha especial para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

Para a farofinha: numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela com as pontas dos dedos até consegui uma farofa grossa e leve à geladeira.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma quadrada de 20cm. 
Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal numa vasilha pequena e reserve. Coloque as bananas amassadas em outra tigelinha e misture o leite e a baunilha.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-baixa até obter um creme fofo, 2-3 minutos. Junte o ovo e bata até incorporar completamente. Adicione a mistura de banana (a massa pode parecer talhada, não tem problema, vá em frente) e bata até misturar. Agora, na velocidade mais baixa da batedeira, junte aos poucos os ingredientes secos reservados, batendo somente até incorporá-los. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula de silicone. Salpique a farofa reservada sobre a massa e asse até o bolo dourar e ficar firme ao toque, cerca de 35 minutos (faça o teste do palito). Transfira para uma grade e deixe esfriar completamente na forma antes de cortar e servir.

Pin It

3 comments:

Patricia Scarpin said...

Que idéia ótima colocar canela nesse bolo! Amei e vou copiar da próxima vez! :D

Que bom que pelo menos vc gostou da receita - obrigada por me contar!
xx

Nice said...

fiz o bolo ontem,entrei no google,e pedi bolo de banana com farofa e achei o seu,tinha tudo em casa e fiz,minha filha adorou não deu tempo de tirar foto,obrigado,beijos

Alessandra Foletto said...

Olá Cleonice!!

Fico realmente muito feliz em saber que acho meu blog pelo google e ainda confiou em mim e fez a receita.
E fico mais feliz ainda em saber que gostou!
Volte sempre!
Bom final de semana

Beijos

Ale

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog