Broa de Milho

Adoro fazer pães, acho o processo de transformação da massa uma das coisas mais mágicas da cozinha. Esta semana com vontade de comer broa de milho e minha mãe me deu esta receita do culinarista que ela adora o Álvaro Rodrigues.
A broa realmente fica um espetáculo, muito fofa e gostosa que até já fiz duas vezes. Sempre que fiz usei meia receita e rendeu uma broa bem grande. Decidi fazer a broa na forma de pão só pelo formato retangular que facilita na hora de cortar, mas pode ser feita redonda mesmo como a tradicional broa de milho. 
 




Broa de Milho (Rende 3 broas)

Ingredientes:
1 lata de milho verde
50g de fermento biológico
150g de açúcar
100g de manteiga sem sal
2 ovos
2 gemas
1 xícara de chá de água
½ xícara de chá de fubá mimoso
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de erva doce
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
800 q de farinha de trigo

Modo de Fazer:
Bata no liquidificador o milho e a água que vem dentro da lata e reserve
Numa tigela, dissolva o fermento com o acúcar. Junte o milho batido, a manteiga picada, os ovos, as gemas, a água, a erva doce e o queijo. Misture bem.
Acescente a farinha aos poucos, até obter uma massa grudenta. Passe para uma bancada e estique e rasgue a massa várias vezes até que ela clareie ligeiramente (uns 5 minutos)
Junte a massa com uma espátula, polvilhe farinha e sove ligeiramente. Acrescente mais farinha, se for necessário, para obter uma massa macia e lisa. Deixe a massa crescer até dobrar de volume.
Divida em 3 partes iguais e molde bolas grandes. Deixe crescer até dobrar de tamanho.
Pincele as broas com água e peneire fubá em cima. Se quiser faça pequenos cortes no topo com uma lâmina fina.
Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos ou até ficarem douradas.

Pin It

4 comments:

Anonymous said...

Nossa Ale... que delicia que deve ficar!!!
Eu amooo broa, mas nem me arrisco tentar fazer... kkkkk
BJooooo
Saudade!!!!

Sonia Suescun said...

Ficou muito bonita, e parece deliciosa.

Sah said...

Nooossa, amei a receita, fica muiito boa mesmo! Também fiz metade da receita, em forma retangular e cresceu bastante! Fica super fofa e leve, adoreei! Só coloquei pouca erva doce, não sou muito fã, seja em bolo de fubá ou broa :P

Alessandra Foletto said...

Sarah
Fico feliz em saber que vc testou e aprovou a receita, obrigada por vir me contar. Amor broa mas também não sou muito fã de erva doce, mas acho que se não colocar tanto a broa quanto o bolo de fubá ficam sem graça.
Bjos

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog