Mais um Pão!!


Mais um pão! O marido gostou tanto dos resultados dos pães que tenho feito que nem quer comer mais o pão de forma do mercado. No Brasil como tem uma padaria em cada esquina as pessoas não tem muito costume de fazer pão mas aqui como infelizmente não posso contar com pão fresquinho toda hora acabamos comendo mais pão de forma do que outra coisa, então fazer pão é um delícia!
Peguei esta receita do site da BBC do programa que adorei assistir "The Great British Bake Off". O ched Paul Hollywood é especialista em pães e no site da BBC tem até um vídeo com ele explicando como fazer e sovar o pão. O vídeo está em inglês e se isso for um problema para você assista mesmo assim porque dá para ver como ele sova e modela a massa.
O pão ficou maravilhoso, muito fofinho e crocante. Estava tão macio que mesmo 3 dias depois não estava duro e na torradeira ainda ficava uma delícia.







Ingredientes:
500g de farinha para pão (se não achar use a farinha normal mesmo)
40g de manteiga em temperatura ambiente
12g de fermento rápido para pão em pó
2 colheres de chá de sal
aprox. 300ml de água morna (não muito quente, na temperatura do corpo)
um pouco de azeite ou óleo de girassol

Modo de Fazer:
Coloque a farinha de trigo em uma tigela grande e adicione a manteiga, o fermento e o sal (não coloque o fermento perto do sal). Misture os ingredients até ficarem combinados.
Adicione metade da água e misture com a mão. Continue adicionando a água aos poucos e vá misturando a massa com a mão até ter misturado toda farinha (a tigela estará limpa). Talvez você não precise de toda a água ou talvez precise de um pouco mais. A massa deve ficar bem misturada e macia, e não grudenta.
Unte uma bancada com aproximadamente 1 colher de chá de azeite ou óleo (o chef fala que é melhor usar óleo ou azeite do que farinha porque muita farinha faz o pão perder a consistência correta). Passe a massa da tigela para a bancada e sove por 5 minutos até a massa ficar macia e elástica (no link da receita tem um vídeo do chef ensinando como sovar a massa). Trabalhe a massa rápido para que ela não cole nas mãos, se isso estiver acontecendo unte suas mãos com farinha.
Unte uma tigela grande com óleo ou azeite, coloque a massa e cubra. Deixe descansar até dobrar de tamanho (aprox. 1 hora), ele fala para não colocar a massa em um local quente porque o fermento irá entrar em ação muito rápido e pode prejudicar a massa. 
Forre uma assadeira baixa com papel manteiga.
Quando a massa tiver dobrado de tamanhamo retire-a da tigela e em uma superfície enfarinhada sove a massa até retirar o ar de dentro e modele em formato redondo (no video ele da dicas para como fazer a massa ficar redonda).
Coloque a massa na assadeira e cubra com um pano de prato e deixe descansar até dobrar de tamanho (+ ou - 1hr).
Pré-aqueça o forno a 220ºC e coloque uma assadeira vazia no fundo do forno.
Depois da massa crescida polvilhe farinha de trigo no topo e com uma faca afiada faça cortes no desenho que desejar. Coloque a assadeira com a massa na prateleira do meio do forno. Adicione um pouco de água gelada na assadeira que está no fundo do forno (isto vai fazer com que o pão fique crocante).
Asse o pão por 30 min ou até que esteja dourado. Ele ensina um teste para saber se o pão esta assado por completo -  retire o pão do forno e de uma batidinha na parte debaixo, se ouvir um som oco quer dizer que o pão esta assado completamente, se não volte para o forno por mais 5 min.

Pin It

5 comments:

Sonia Suescun said...

Hum! vou querer comer no café da tarde. Ficou lindo!

Jubiléia said...

Mas até eu comeria só esses pães que vc faz se eu tivesse alguem como vc pra fazer tudo e toda hora ahahahahahahahaha

Parece uma delícia Ale!!!
Ainda bem que vc está voltando ahahuahuahuahu

Beijuuuuu

Akemi said...

Nossa, mas parece que este pão veio de alguma boulangerie chiquetosa, Alessandra! Ficou lindo! Adoro pães caseiros e vou experimentar na primeira oportunidade! Bjss

Alessandra Foletto said...

Obrigada mãe!!!



vou chegar ai e te ensinar a fazer!
bjos


Akemi
Obrigada!! Adoro fazer pão e este ficou delicioso!!!
Bjos

cida viana said...

Também quero....

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog