Bolo Zebra Napolitano

Existem dois tipos de bolo, os feitos para festa de aniversário e os feitos para tomar café da tarde. Para mim os bolos mais gostosos são os feitos para tomar café que apesar de serem sem recheio são receitas rápidas de serem feitas e que na sua simplicidade agradam muito mais ao meu paladar do que os bolos de aniversário que são mais bonitos e cheios de recheios e enfeites. 

Mas se você perguntasse qual tipo de bolo eu gosto mais de fazer certamente eu responderia os de aniversário pois são mais desafiadores e com um visual muito mais bonito e por isso acho que agradam se não ao paladar pelo menos aos olhos de muito mais pessoas.

A receita de hoje é de um bolo de café da tarde que apesar de simples tem um visual alegre e surpreende ao ser cortado. É um bolo Zebra Napolitano feito com massa de baunilha, morango e chocolate que apesar de simples fica um espetáculo!!!



Bolo Zebra Napolitano
daqui

Ingredientes:
1 ½ xícara de manteiga sem sal derretida e em temperatura ambiente
226g de queijo cotage batido no processador (para virar um purê)
2 1/2 xícaras  + 1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de baunilha
1 colher de chá de sal
6 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de gelatina de morango em pó
6 colheres de sopa de água
1/3 xícara de cacau em pó

Cobertura:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colher de sopa de leite

Modo de Fazer:
Unte uma assadeira de 25cm de diâmetro com furo no meio.

Derreta a manteiga e reserve para esfriar um pouco. Bata o queijo cotage no processador até virar purê sem nenhum pelote e reserve. 

Na batedeira com o batedor de pá bata a manteiga e 2 1/2 xícara de açúcar na velocidade média baixa por 1 minuto ou até que fique bem misturado. Adicione o queijo cotage e misture na velocidade média por 2 minutos. Acrescente a baunilha e o sal e misture. Com a batedeira ligada adicione os ovos um por vez, misturando bem a cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione gradualmente a farinha de trigo. 

Em uma outra tigela misture 1/2 xícara de açúcar, o cacau em pó e as 6 colheres de água, misture bem ate ficar uniforme e reserve.

Divida a massa em 3 tigelas de quantidades iguais. Em uma tigela misture o 1/4 de gelatina de morango com a massa. Em outra tigela misture com a massa a mistura de cacau e na terceira tigela de massa deixe a massa branca mesmo.

Com uma colher de sopa adicione 2 colheres de sopa de massa branca em uma assadeira de furo no meio, depois coloque por cima da massa branca 2 colheres de sopa da massa de cacau e por fim coloque por cima 2 colheres de sopa da massa de morango. Continue nesta sequência até os 3 tipos de massa acabarem. Veja aqui algumas fotos explicativas, mas neste caso eram só duas cores.

Leve o bolo em forno preaquecido a 180ºC por 60 a 70 minutos ou até que o palito saia limpo (se o bolo começar ficar muito dourado em cima cubra com papel alumínio). Deixe o bolo esfriar um pouco na assadeira e depois desenforme em uma grade para esfriar completamente. Só depois de frio coloque a cobertura de açúcar.

Para a cobertura:
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture até combinar. Cubra o bolo quando frio.

Pin It

2 comments:

Marisa Duarte said...

Tão lindo! Ficou com um vistão!

Sonia Suescun said...

Ficou lindo e gostoso !!!!!!!!!!!!!!

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog