Carolinas "Choux a la creme"




Nunca tinha pensando em fazer carolinas...não sou mto fan deste tipo de doce, mas o Giu adora e é toda uma tecnica Peguei a receita do site da Paula do the Cookieshop apresar de ter o livro da Martha Stewart de onde ela tirou a receita hehe. Fiz meia receita e rendeu 16 carolinas pequenas. O recheio e a cobertura peguei do livro do Alvaro Rodrigues.

Para a Massa Choux:

1 xícara de água
1/2 xícara (100g) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 1/4 xícara de farinha de trigo
4 ovos em temperatura ambiente

Recheio de creme:(fiz meia receita e sobrou bastante)

750ml de leite
1 lata de leite condensado
4 gemas grandes peneiradas
90g de amido de milho
30g de manteiga sem sal
1 lata de creme de leite sem o soro
1 colher de cha de essencia de baunilha
2 colheres sopa de rum

Creme de chocolate:(fiz meia receita e sobrou bastante)

5 gemas grandes peneiradas
120g de açucar de confeiteiro
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
300g de chocolate cobertura ao leite/ou meio amargo,
derretidos e mornos
1 lata de creme de leite gelado e sem o soro
1 colher de cha de essencia de rum
1 colher sopa de rum escuro ou branco

Mode de fazer a Massa:

Preaqueça o forno a 175°C. Forre assadeiras grandes com papel manteiga.
Numa panela, coloque a água, a manteiga, o açúcar e o sal e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, tire do fogo e junte toda a farinha de uma vez. Misture bem e volte ao fogo. Cozinhe até formar uma bola que desgruda da panela e forma uma película no fundo, mais ou menos uns 3 a 5 minutos. Coloque essa massa na batedeira e bata em velocidade baixa por 1 minutinho, para esfriar ligeiramente (é uma massa bem pesada).Tome cuidado porque se a massa estiver muito quente quando você adicionar os ovos eles vão cozinhar. Ela tem que estar numa temperatura boa para o toque. Vá acrescentando os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Depois de todos os ovos adicionados, a massa deve estar lisa e como um creme pesado, que forma picos. Se estiver muito seca, a receita original manda colocar mais uma clara, mas eu não precisei.

Com a massa ainda mora, coloque tudo num saco de confeitar com um bico bem largo. Fiz circulos de 3 cm de diametro no verso do papel manteiga e desenhei o circulo com a massa. deixe uma distancia de uns 2 cm entre uma e outra. Asse até ficar completamente dourado, as bolinas vao estar ocas por dentro. É importante que você não abra o forno durante o cozimento, senão elas murcham! Deixe esfriar nas formas.
Depois de frio recheie.

Modo de fazer o Creme:

Coloque todos ingredientes em uma panela grande, exceto a essência de rum, e leve ao fogo mexendo sempre até obter um creme brilhante e firme. Junte o rum e misture delicadamente. Leve para gelar. Depois de gelado e firme bata rapidamente na batedeira até ficar liso e brilhante. Empregue no recheio.


Mode de fazer o Chocolate:

Bata na batedeira as gemas, o açucar e a manteiga até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte os demais ingredientes sem parar de bater até o creme ficar liso e brilhante. Leve para gelar por 20 minutos e coloque em um saco de confeitar com bico pitanga.



Pin It

0 comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog