Cinnamon rolls



Peguei esta receita no site da Cinara " Cinara's Place". Fiz meia receita que rendeu 12 rodelas.

Ingredientes:

Para a Massa:

2 a 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
7g de fermento seco para pão
1/2 xícara de leite
40ml de açúcar granulado fino (encha o copo de medida com açúcar até a marca de 40ml)
40g de manteiga sem sal
uma pitada de sal
1 ovo médio

Para o Recheio:

1 colher (sopa) de manteiga amolecida
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Para a Cobertura:

1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
água ou leite o suficiente para dar ponto à calda
algumas gotas de essência de baunilha

Modo de fazer:

Coloque 1 xícara de farinha com o fermento numa grande vasilha. Reserve.
Numa panelinha, coloque o leite, o açúcar, a manteiga e o sal. Leve ao fogo baixo até a manteiga derreter. Deixe amornar.
Despeje a mistura líquida na vasilha com farinha e bata com batedeira (com as pás de bater bolo, clara em neve mesmo) por 30 segundos em baixa velocidade. Desligue e com uma espátula, limpe as paredes. Volte a ligar a batedeira em alta velocidade e bata por mais 3 minutos. Desligue a batedeira e junte então mais 1 xícara de farinha e o ovo. Misture com cuidado com a espátula até a farinha se incorporar à massa. Despeje numa superfície levemente enfarinhada e comece a sovar até que fique uma massa elástica e macia (cerca de 10 minutos) ou bata na batedeira com o batedor de pão por uns 5 min. Junte mais farinha se necessário, mas tome cuidado para não deixar a massa dura. Faça uma bola com a massa, volte à vasilha levemente untada com manteiga e cubra com filme plástico. Deixe fermentar em local abafado por cerca de 1 hora ou até que dobre de volume.
Tire a massa da vasilha, faça uma bola de novo com a massa e cubra com um pano de prato levemente umedecido e bem torcido. Deixe descansar por mais 10 ou 15 minutos.
Abra a massa num retângulo até que fique na espessura de 1 cm. Espalhe manteiga amolecida por toda a superfície. Polvilhe açúcar e canela e enrole como rocambole.
Corte em fatias de cerca de 2 a 3cm e vá dispondo numa assadeira forrada com papel manteiga ou untada e enfarinhada.
Cubra com filme plástico e deixe crescer por mais 30 minutos.
Antes do final da fermentação, preaqueça o forno a 190oC.
Terminada a segunda fermentação, tire o filme plástico e leve ao forno para assar por cerca de 20 a 25 minutos ou até que estejam corados. Desenforme numa grade e deixe esfriar. Depois de frio espalhe a cobertura a gosto.

Para a cobertura, coloque o açúcar de confeiteiro numa tigelinha e vá adicionando água em pequenas doses, tipo 1/2 colher de chá até que o pó do açúcar suma. Depois vá colocando de gota em gota até atingir ponto de cair da colher em fio grosso. Não pode ser muito líquido.


Pin It

2 comments:

Cinara said...

Seus cinnamon rolls ficaram um espetáculo, Alessandra!!! Fico feliz que você tenha gostado da receita... Aliás, eu adorei várias receitas que vi aqui, parabéns pelo blog delicioso!
Vou adicionar seu link ao Cinara's Place, OK?
Beijos!

Alessandra Foletto said...

Obrigada Cinara!!
seu blog foi um dos que me inspiraram pra começar o meu.
Bjos

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog

There was an error in this gadget
There was an error in this gadget