Muffin Salgado

Esta receita de muffin salgado é bem saborosa e pode ser usada com o recheio de sua preferência como queijo, queijo com ervas, bacon, linguiça ou como no meu caso frango. O resultado é um muffin bem fofinho e leve que você consegue comer vários. 
Vale lembrar que a receita não tem nenhum tempero então é indicado que seja usado um queijo mais forte para dar mais sabor ou então tempere a massa com cebola e ervas.
No meu caso eu fiz um refogado de frango com milho, ervilha, cebola e alguns temperos e ficou delicioso. 
Eu fiz a receita duas vezes, na primeira usei o frango so como recheio e na segunda misturei o frango na massa, os dois resultados ficaram ótimos.
A receita vem deste livro e pode parecer um pouco estranho um muffin salgado conter açúcar na massa mas o livro fala que é parar dar a textura de muffin. Confesso que para o meu paladar a massa ficou um pouco doce então eu coloquei um pouco mais de sal do que pedia. 
Eu usei a assadeira de muffin jumbo que são bem maiores que o muffin padrão e consegui 6.

Ai vão as fotos um com recheio no meio e outro com recheio na massa:









Muffin salgado (rende 10 muffins de tamanho padrão)

255g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal (coloquei um pouco mais de meia colher)
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar granulado
120ml de iogurte natural
180ml de leite
90ml de óleo vegetal

Sugestões do livro para Muffin de queijo: 
60g de queijo ralado (da sua preferência)
3 colheres de sopa de manjericão, salsinha, cebolinha ou qualquer outra erva fresca que goste 
ou 1 colher de sopa de ervas secas.
queijo extra para polvilhar em cima do muffin

Modo de Fazer:
Unte uma assadeira de muffin ou se quiser use as forminhas (eu achei que o muffin tende a colocar muito na forminha, então o ideal era untar a assadeira).
Pré-aqueça o forno a 200ºC. 
Em uma tigela grande peneire a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e o sal (se estiver usando o queijo e as ervas secas misture tbm).
Em outra tigela bata o ovo com um garfo e adicione o açúcar, iogurte, leite e o óleo (se estiver usando ervas frescas adicione nesta mistura). Misture bem e adicione na mistura de farinha mexendo com uma colher so até combinar (não misture muito).
Coloque a massa na assadeira de muffin e salpique por cima queijo ou gergelim se quiser. Asse por 20 min ou até que o topo esteja dourado.

  

Pin It

3 comments:

Aninha Padredi said...

Hummmm, amei a receita!
Já estou pensando no que colocar nos meus...
Beijocas

Alessandra Foletto said...

Obrigada aninha
pode fazer que fica otimo
bjs

Jubiléia said...

Hummmm delícia Aleeeee

Já não bastava os doces, agora esses então....

Vou pedir pra minha mãe fazer ahahahahah

Beijuuuussss

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog