Pão Branco

Eu estou assistindo na BBC 2 um programa chamado "The Great British Bake Off" é uma competição entre 10 participantes e cada dia tem um tema e uma pessoa vai sendo eliminada, um dia eles tem que fazer bolo, outro pão, outro torta e assim vai. Nem precisa falar que estou adorando!!! Além da competição no programa é contado fatos históricos de como surgiu o pão no Reino Unido, como era feito o bolo e muito mais. 
Semana passada eu estava olhando livros de culinária na amazon quando achei o livro do programa este aqui e nem pensei duas vezes para comprar. 
A primeira receita que resolvi fazer foi a de pão que em ingles chama "White Loaf" o que seria pão branco. O pão ficou cascudinho por fora e fofinho por dentro uma delícia.






Pão Branco

Ingredientes:
675g de farinha de trigo (no livro pede a farinha para pão)
1 + 1/2 colher de chá de sal
7g de fermento instantâneo para pão
425ml de água morna

Modo de Fazer:
Combine a farinha de trigo, o sal e o fermento em uma tigela grande ou na tigela da batedeira. Faça um buraco no meio e coloque a água morna. Usando a mão ou a batedeira com o gancho de bater pão misture a água com a farinha, ficará uma massa mole mas não ficará grudenta, se achar que a massa está muito seca coloque um pouco mais de água (eu não precisei) ou se achar que está muito grudenta coloque mais farinha (tbm não precisei)
Se estiver fazendo na mão vire a massa em uma superfície enfarinhada e sove por 10 minutos, se estiver fazendo na batedeira na velocidade baixa bata a massa por 4 minutos. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo ou azeite e cubra com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume, no livro fala que vai levar aproximadamente 1 hora em um local aquecido ou 2 horas na temperatura ambiente.
Depois de dobrada de tamanho sove a massa em uma superfície enfarinhada para desinflar. Você pode optar por fazer dois pães pequenos ou um grande e pode usar a forma de bolo inglês para dar o formato tipo pão de forma ou pode moldar o pão para que fique redondo igual pão italiano. Eu usei uma forma grande de bolo inglês (26 x12.5 x 7.5cm) untada com mateiga. Molde o pão no formato desejado e cubra com o pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume novamente (aprox 1 hora em temp ambiente). É importante que você não deixe o pão crescer demais ou quando colocar no forno o pão irá muchar.
Pré aqueça o forno a 230ºC. Polvilhe um pouco de farinha no topo do pão, se quiser pode pincelar um ovo e polvilhar gergelim ou semente de papoula. Com uma faca afiada faça um corte na superfície do pão. Asse por 15 minutos a 230ºC e depois mude a temperatura para 200ºC e asse por mais 15 a 20 minutos, se for o pão grande deixe por 20 a 30 minutos, até que o topo esteja dourado, o livro dá esta dica: para ter certeza que o pão está assado por completo vire o pão de cabecá pra baixo e bata no fundo, se ouvir um barulho oco é que o pão está assado se não volte ao forno por mais 5 minutos e teste de novo. Cuidado ao testar porque o pão estará quente e a assadeira também. 


Pin It

1 comments:

Jubiléia said...

Hummmm
Bom pra tomar um café da tarde heim????

Eu quero!!! hehehehehe

Beijus

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog