Biscotti - Biscoitos de Chocolate e Amêndoa

Mais uma receita de biscoito para o Natal, este aqui chama Biscotti, é um biscoito italiano muito famoso na Europa e muito consumido na época natalina. A massa não contém gordura e quase sempre leva amêndoa. Uma característica especial do biscotti é que ele é assado duas vezes por isso é um biscoito bem crocante ideal para se tomar com chá ou café molhando ele na bebida. 

As amêndoas usadas nesta receita são branqueadas e tostadas, aqui no mercado já vende amêndoas assim prontas para serem usadas, mas se no Brasil não tiver basta você colocar as amêndoas na água fervendo por 1 minuto. Em seguida escorra a água e coloque as amêndoas em água bem gelada, isso fará que o processo de cozimento seja parado. Escorra as amêndoas e retire a casca. Leve ao forno a 180C de 5 a 10 minutos ou até que elas fiquem secas mas não mudem de cor. 
Depois de secas elas devem ser tostadas. Para tostar deixe elas no forno a 180C de 8 a 10 minutos ou até que fiquem levemente douradas e com aroma. Espere esfriar e corte em pedaços grandes.

Esta receita veio daqui.



Biscotti - Biscoitos de Chocolate e Amêndoa
(rende 16 biscoitos) 

Ingredientes:
110g de amêndoas branqueadas e tostadas cortadas em pedaços grandes
135g de açúcar granulado
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
225g de farinha de trigo
110g de chocolate ao leite ou meio amargo cortado (se quiser use gotas)

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180 C. Forre uma assadeira baixa com papel manteiga.
Na batedeira bata o açúcar e os ovos em velocidade alta até engrossar e ficar uma mistura fofa (aprox. 5 minutos) e então adicione a baunilha. Em outra tigela misture a farinha de trigo, o fermento e o sal. Adicione os ingredientes secos na mistura de ovo e bata até ficar uniforme então adicione as amêndoas e o chocolate.
Transfira a massa para o papel manteiga formando um rolo de aproximadamente 30 cm x 9 cm, como na foto abaixo.


Asse por 25 minutos ou até que esteja firme para o toque. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos. 
Reduza a temperatura do forno para 165 C. Coloque a massa em uma bancada e com uma faca com cerras corte em fatias de aproximadamente 2 cm. 
Coloque os biscoitos na assadeira com a parte cortada virada para baixo. Asse por 10 minutos, vire os biscoitos ao contrário e asse por mais 10 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar. Guarde em um pote fechado.

Pin It

2 comments:

Valentina said...

Menina, este forno trabalhou em dezembro. quisera poder pegar uma destas delicias. estou aqui tomando um cafezinho. Seria uma perfeito acompanhamento. A dica das amêndoas foi bem legal pois realmente nem sempre é fácil achar já tostada por aqui.

Alessandra Foletto said...

Valentina,
pois é meu forno trabalhou bastante hehe, estes biscottis ficaram mto bons com um cházinho então tava perfeito.
Bjos

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog

There was an error in this gadget
There was an error in this gadget