Mince Pies - Tortinha Inglesa de Natal

Mice pie é uma tortinha de Natal tradicional dos ingleses. O nome parece meio confuso porque traduzindo seria torta de carne (moída) e fica estranho pensar como uma torta de carne pode ser doce. A verdade é que antigamente a receita continha a carne nos ingredientes, mas com o passar dos anos a carne foi retirada da receita (uns falam que devido ao preço da carne) e a torta que era muito maior passou ser somente doce e diminuiu de tamnho, mas o nome original continua até hoje.
Todo natal sempre tive vontade de experimentar a mince pie. No natal passado eu comprei umas prontas mas este ano decidi tentar fazer. Eu comprei o recheio pronto no mercado, mas estou colocando uma receita aqui pra quem quiser fazer. É bom fazer o recheio uns dias antes porque assim as frutinhas chupam o álcool e o recheio fica muito melhor. 
Você pode cobrir a torta toda com a massa ou decorar com estrelinhas como eu fiz, fica a seu critério.



Mince Pies - Tortinha Inglesa de Natal
rende 12 tortinhas (depende do tamanho da assadeira)
Massa daqui / Recheio daqui

Ingredientes da Massa:
200g de de farinha de trigo
40g de açúcar
75g de farinha de amêndoa
125g de manteiga sem sal gelada cortada em cubos 
1 ovo grande
leite para pincelar
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Fazer:
Unte com manteiga uma assadeira para 12 cupcakes.
Coloque a farinha, açúcar e a manteiga no processador e bata até que vire uma farofa então adicione o ovo e pulse até que a massa fique junta e consistente.
Embrulhe a massa em papel filme e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora.
Em uma superfície enfarinhada abra a massa e corte 12 círculos grandes o suficiente para forrar a forma de cupcake. Coloque os círculos de massa na assadeira e preencha com o recheio. 
Corte mais 12 círculos de massa (um pouco menor do que os anteriores) ou se preferir corte estrelas (como eu fiz) e cubra as tortinhas. Se estiver cobrindo a tortinha por inteiro faça um pequeno furo na parte de cima da tampa de massa. Pincele a massa com leite e leve ao forno pré-aquecido a 200C por 20 minutos ou até que estejam douradas. 
Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva ainda morna com um creme ou sorvete.

Ingredientes do Recheio:
50g de manteiga
100g de açúcar mascavo escuro
125ml de suco de laranja
1/2 de colher chá de canela em pó
1/4  de colher de chá de gengibre
1/4 de colher de chá de noz moscada
1/4 de colher de chá de cravo em pó
125g de maça descascadas e raladas (de preferência Granny Smith)
200g de uvas passas
50g de cranberries secas
100g de frutas cristalizadas
1/2 colher de sopa de casca de laranja ralada
75ml de conhaque, rum ou whisky

Modo de Fazer:
Misture a manteiga, açúcar, suco de laranja, gengibre, canela, noz moscada e cravo em uma panela e leve ao fogo até que a manteiga tenha derretido e a mistura esteja homogênea. Adicione a maçã, as uvas passas, cranberries, frutas cristalizadas e as cascas de laranja misturando bem.
Quando a mistura ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que a maçã tenha amolecido e desligue o fogo. Adicione a bebida que desejar e deixe esfriar.
 



Um Feliz Natal para Todos!!!


Pin It

2 comments:

Valentina said...

Sou louca por mince pies. Já as fiz até aqui no Brasil há uns natais passados. que bom que voce fez uma leva.As estrelas ficaram lindas!! Bem festivas. Na tua foto colocastes de acompanhamento a Brandy butter ou custard?

Alessandra Foletto said...

Valentina
Comprei a mincemeat pronta pq não queria comprar um monte de ingrediente pra ficar sobrando aqui em casa, agora estou na reta de limpar os armários já. Esta massinha ficou ótima, quanto a decoração fiz estrelinhas pequenas pq os meus cortadores estão todos no Brasil já, mas realmente ficaram uma graça.
Nós comemos a mince pie com custard porque meu marido adora, por ele colocava custard em tudo
Feliz Natal
Bjs

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog

There was an error in this gadget
There was an error in this gadget