Rolinhos de Canela com Cream Cheese (Cream Cheese Cinnamon Rolls)

Fiz estes rolinhos quando minha cunhada estava aqui e todos adoraram. Para mim esta foi a melhor receita de rolinhos de canela que fiz até hoje, o cream cheese deixa a massa bem macia e molhadinha, ou seja uma delícia que é bem difícil comer um só. 
Eu não usei as nozes e nem o cravo em pó, queria rolinhos só com gosto de canela mesmo e o marido não é muito fã de nozes, mas mesmo assim ficou muito bom.
A receita vem deste blog e vale muito a pena dar uma olhada pois mesmo que você não entenda inglês tem várias fotos de como abrir a massa que ajuda bastante a entender o passo a passo.





Rolinhos de Canela com Cream Cheese (Cream Cheese Cinnamon Rolls)

Ingredientes da Massa:
1 pacote de fermento biológico seco
1/2 colher de chá mais 1/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de leite em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar mascavo claro
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
1 gema
2 3/4 xícaras de farinha de trigo peneirada mais extra para abrir a massa
3/4 colher de chá de sal
8 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

Recheio:
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de açúcar mascavo escuro
1/4 xícara de pecãs picadas (não usei)
1/4 xícara de nozes picadas (não usei)
1/4 xícara de uva passa
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 colher de chá de sal
1/8 colher de chá de cravo em pó
2 colheres de sopa de xarope de bordô (maple syrup) *
113g de cream cheese em temperatura ambiente
8 colheres de sopa de manteiga derretida (não usei tudo isso)

* Se não achar o xarope de bordô use karo ou mel, eles não tem o mesmo gosto que o xarope porque ambos são muito mais doce mas é so para dar uma liga no recheio e fazer uma caramelada com o açúcar.

Para a Cobertura:
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de leite

Modo de Fazer:
Na tigela da batedeira coloque o fermento biológico seco, 1/2 colher de chá de açúcar e 1/4 de xícara de água morna e misture. Deixe descansar por 10 minutos em um lugar quentinho até que borbulhe e forme uma espuma.
Em seguida adicione o resto do açúcar, o leite, o açúcar mascavo claro, a baunilha o ovo e a gema, misture até ficar combinado. Coloque a mistura na batedeira com o batedor de pão e adicione a farinha de trigo e o sal. Bata na velocidade média por aproximadamente por 4 minutos então adicione a manteiga e bata por mais 6 minutos. A massa ficará úmida e grudenta. Passe a massa para uma superfície enfarinhada com aproximadamente 1/3 de xícara de farinha e sove até que tenha incorporado toda a farinha. Não se preocupe se a massa ainda estiver um pouco grudenta. Coloque a massa em uma tigela untada e coberta, deixe descansar de 1 hora e meia até 2 horas, ou até dobrar de tamanho.

Enquanto a massa cresce prepare o recheio. Misture os açúcares, as pecãs, as nozes, as passas, a canela, o sal, o cravo em pó. Junte o xarope de bordô e reserve.

Quando a massa tiver dobrado de tamanho transfira para uma suerfície enfarinhada e sove até que não esteja mais grudenta, coloque mais farinha se for necessário. Quando a massa não estiver mais grudenta coloque um pano de prato em cima e deixe descansar por 5 minutos. Abra a massa com o rolo em um quadrado de aproximadamente 25 x 25 cm. 
Em uma tigela misture o cream cheese até que fique cremoso. Espalhe o cream cheese sobre a massa e dobre a massa como se fosse um papel de carta que vai ser colocado em um envelope (veja aqui as fotos) e dobre mais uma vez formando um quadrado pequeno. Vire a massa ao contrário e gentilmente abra  com o rolo formando um retângulo de 25 x 50 cm. Um pouco de cream cheese poderá escapar pelos lados então trabalhe com cuidado ate chegar no tamanho pedido.
Pincele a massa com metade da manteiga deretida (eu achei muita manteiga e só usei o suficiente para que a massa ficasse bem pincelada). O resto da manteiga será usado para pincelar os rolinhos depois de assados.
Espalhe e precione o recheio na massa deixando um espaço nas bordas de uns 2 cm. Enrole a massa como um rocambole e usando uma faca afiada corte 8 fatias de tamanhos iguais. Coloque as fatias em uma assadeira untada com manteiga e cubra com plástico filme. Deixe descansar por 2 horas ou se quiser deixe de um dia para o outro na geladeira.

Pré aqueça o forno a 150C. Descubra os rolinhos, se você deixou eles de um dia para o outro na geladeira deixe os em temperatura ambiente por 15 minutos antes de assar. Asse até ficarem dourados e faça o teste do palito (aprox. 30 min).

Para a cobertura: enquanto os rolinhos estão assando misture o leite com o açúcar de confeiteiro (eu coloquei raspinhas de laranja também).
Depois de assador pincele os rolinhos ainda quente com o resto da manteiga (também não usei todo o resto, só o suficiente para pincelar). Espere esfriar por 5 minutos e com a ajuda de um garfo espalhe a cobertura de açúcar por cima dos rolinhos. Sirva imediatamente.


Pin It

1 comments:

Valentina said...

Cinnamon rolls são um pecado. Difícil comer um só.Não conheço esta tua receita mas a aparência está ótima.

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog