Madeleines de Laranja e Cardamomo

Nem todos os dias as coisas são como deveriam ser e na cozinha isso também não é diferente. No sábado que fiz estas madeleines eu estava com a cabeça no mundo da Lua. Primeiro errei na massa dos bolinhos, pois na hora de ver a quantidade de farinha li uma coisa e coloquei outra. Assim depois da frustração de perceber que os mostrinhos que estavam no forno não iam virar as madeleines que eu esperava e notar o erro imperdoável que tinha cometido (mesmo cheia de raiva de mim mesma) decidi fazer tudo de novo, pois eu queria comer as madeleines da Martha Stewart. Na segunda tentativa eu errei na cobertura, coloquei muito mais suco de laranja do que pedia sabe-se Deus porque, por isso a minha cobertura açucarada não ficou branquinha como deveria ser. 
Definitivamente não era o meu dia mas a receita é deliciosa!!!!




Madeleines de Laranja e Cardamomo
(rede 2 dúzias, dependendo do tamanho da forma)

Ingredientes:
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de baunilha
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
3/4 de colher de chá de cardamomo em pó
1/4 de colher de chá de sal
1/4 de xícara de açúcar granulado
2 ovos grandes

Cobertura:
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá raspas de laranja
2 colheres de sopa de suco de laranja

Modo de Fazer:
Unte as formas de madeleine com manteiga.
Derreta a manteiga em uma panela pequena no fogo baixo. Retire do forno e misture junto o mel e a baunilha. Deixe esfriar por 10 minutos.
Em uma tigela misture a farinha de trigo, o fermento em pó, o cardamomo e o sal. Em outra tigela bata os ovos com o açúcar e junte com a mistura de farinha e com a manteiga derretida até ficar homogêneo. Leve a massa para gelar, você pode gelar a massa já nas formas de madeleine ou em um pote plástico coberto por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 160 graus (se ainda não tiver feito coloque a massa nos moldes de madeleines) e bata a assadeira em uma superfície para tirar um pouco das bolhas de ar da massa. Leve ao forno de 7 a 8 minutos. Desenforme os bolinhos e deixem esfriar em uma grade.
Para a cobertura:
Misture o açúcar com as raspas de laranja e o suco de laranja. Pincele as madeleines com a calda dos dois lados e espere secar por 15 minutos então sirva.

Pin It

2 comments:

Unknown said...

Oi Alessandra!

Vou testar esta receita!

Você sabe onde encontro estas formas para madeleines? Já procurei e não achei.

Obrigada.

Ligia
http://cozinhandoecantandodepijama.blogspot.com.br/

Alessandra Foletto said...

Oi Ligia,
Vc pode achar umas de silicone da marca Silikomart a venda no site da loja Barra Doce ou na loja Doural. A marca Silikomart é muito boa, mas nunca usei esta forma de madeleines.
Espero que tenha ajudado e que vc faça as madeleines e depois me conte.
Bjs

Ale

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog