Biscoitos Amanteigados

Outro biscoitinho do meu especial de Natal que eu fiz para presentear a família e amigos, desta vez amanteigados natalinos!
Estes amanteigados eu já tinha feito uma outra vez e o pessoal de casa adorou, então desta vez tive a idéia de fazer em formato natalino tingidos de verde e vermelho, assim além de gostosos ficaram um charme.
A receita vem do livro da Alice Medrich que é uma verdadeira bíblia de cookies, todos os biscoitos que fiz deste livro ficaram maravilhosos a única coisa que deixa a desejar é que o livro tem poucas fotos, e na minha opinião as fotos em um livro de culinária são essenciais para me dar vontade de fazer a receita.


Biscoitos Amanteigados
Rende 48 biscoitos de 5cm
Daqui

Ingredientes:
198g de manteiga sem sal derretida
3/4 xícara de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 gema de um ovo grande
2 xícaras de farinha de trigo

Modo de Fazer:
Bata a manteiga, o açúcar, sal e a baunilha na batedeira até ficar uma mistura cremosa e uniforme, mas não fofa (aprox. 1 min). Adicione a gema batendo até combinar (se quiser dar cor a massa adicione o corante junto com a gema) e por último junte a farinha de trigo.
Passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove algumas vezes só até que fique uniforme. (Eu  não sovei a massa com as mãos e sim deixei a batedeira batendo mais um tempo).
Divida a massa em dois discos e embrulhe cada um com plástico filme. Leve para gelar até ficar um pouco mais firme uns 20 minutos.
Dê o formato desejado a massa, você pode abrir a massa com o rolo e cortar com um cortador redondo ou de algum formato. Eu coloquei a massa no prensador de biscoito como este para dar este formato de árvore de guirlanda.
Se optar por abrir a massa e cortar com o cortador coloque um pouco de farinha na bancada e na superfície da massa para que o rolo não cole na massa. Passe também o cortador na farinha assim ele não irá colar na massa na hora de cortar. Se a massa começar a ficar muito mole leve novamente a geladeira para firmar.
Preaqueça o forno a 160 graus forre a assadeira com papel manteiga coloque a massa cortada na assadeira com uma distância de pelo menos 3cm de uma pra outra e leve ao forno de 12 a 16 minutos (depende do tamanho do seu biscoito) ou até que eles comecem a ficar um pouco dourado nas bordas.
Deixe os biscoitos esfriarem um pouco na assadeira depois passe os biscoitos para uma grade para esfriar completamente. 
Segundo a autora estes biscoitos duram até 1 mês em um pote bem fechado.

Pin It

0 comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog