Biscoitos Craquelados de Chocolate

Esta receita de biscoito faz parte da série de biscoitos que fiz para dar de presente do natal, mas eles são tão gostosos que podem ser comidos o ano todo!!!
A receita original é do site da Martha Stewart e tenho também o livro dela com esta receita, mas só resolvi fazer depois de ter visto no site da bakerella

***Dica: O segredo da receita é fazer a massa do cookie um dia antes e colocar para gelar até o outro dia, então fazer as bolinhas com a massa e legar pra gelar mais um pouco, quando estiverem firmes passar no açúcar e levar para assar, ou seja as bolinhas precisam estar firmes quando estiverem indo ao forno. Como a receita rende várias fornadas o que eu fiz foi fazer as bolinhas da massa toda. Coloquei todas elas em uma assadeira grande e levei para a gelar. Quando o forno estava preaquecido fui tirando da geladeira o tanto de bolinhas que eu ia conseguir assar de uma só vez, passei no açúcar e arrumei na assadeira que foi direto pro forno. Fui repetindo o processo a cada vez que ia colocar uma fornada nova, deixando as bolinhas que ainda não estavam sendo assadas na geladeira.

Uma coisa curiosa me aconteceu quando estava traduzindo esta receita, sempre que estou digitando um post fico paranóica com os erros ortográficos que posso estar cometendo. Sempre fui uma boa aluna em língua portuguesa mas depois de 5 anos morando fora do país sem escrever ou ler muito na língua nativa passei a cometer erros incríveis, ainda mais depois da reforma da língua portuguesa uns anos atrás (confesso que ainda não estou familiarizada com as novas regras). Assim peço desculpas se ainda cometo muitos erros.
Hoje quando estava traduzindo este post quando fui escrever "Pré-aqueça o forno" parei para pensar como faço todas as vezes que escrevo esta palavra e então finalmente deixei a preguiça de lado e decidi ir no google procurar se é "pré-aqueça" ou "pré aqueça"e pra minha surpresa achei o professor Pasquale falando que o certo é "preaqueça"ou seja sem acento e tudo junto. Assim descobri que tenho mais de 100 posts escritos errados com "pré-aqueça"ou "pré aqueça", confesso que até pensei em editar todos para corrigir o erro mas desisti depois de perceber o trabalho que ia dar, então daqui por diante só irei escrever "Preaqueça"!!!




Biscoitos Craquelados de Chocolate
rende 5 dúzias de biscoitos pequenos
daqui

Ingredientes:
226g de chocolate meio amargo derretido e frio
1 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
113g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 1/3 xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara para medir)
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3 xícara de leite
1 xícara de açúcar impalpável

Modo de Fazer:
Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho-maria ou no microondas, reserve e espere esfriar. 
Em uma tigela peneire junto a farinha de trigo, o cacau, o fermento e o sal.
Na batedeira bata a manteiga e o açúcar mascavo com o batedor em forma de pá até ficar uma mistura clara e fofa. Adicione os ovos e a baunilha e bata até combinar, então adicione o chocolate derretido e continue batendo. Diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando os ingredientes secos peneirados alternando com o leite, bata até ficar bem misturado. Divida a massa em 4 e embrulhe cada parte em plástico filme (eu coloquei em um pote, pois achei q a massa estava muito liquida para colocar no plástico filme). Leve para gelar até o dia seguinte.
Vá tirado da geladeira uma parte da massa por vez e faça bolinhas com a medida de 1 colher de chá (quando eu fiz estava muito calor e cada vez que eu enrolava uma bolinha de massa minha mão ficava toda suja da massa derretida, isso deu um trabalhão pois tive que lavar a mão várias vezes). Leve as bolinhas para gelar por uns 30 minutos ou até que fiquem firmes. Preaqueça o forno a 350 graus. Retire as bolinhas da geladeira e passe cada bolinha no açúcar impalpável, passe até a bolinha ficar bem branquinha (a Martha manda passar 2 vezes). Coloque as bolinhas em uma assadeira forrada com papel manteiga com uma distancia de 2,5 cm uma das outras. *** (Olhe a dica que esta acima). Asse até os biscoitos ficarem craquelados de 12 a 15 minutos (os meus ficaram 20), as bordas vão ficar um pouco firmes e com o centro ainda mole. Não asse de mais.
Transfira para a grade para esfriar e saboreie a gostosura!!


Pin It

6 comments:

Unknown said...

Olá! adorei esse post...ainda mais q sou jornalista e dei risada sobre sua preocupação com as regras ortográficas. Acho que o que buscamos aqui é uma comida bem gostosa e que nos inspire. Mas sua preocupação é super válida e me cativou mais ainda! vou voltar mais vezes. E depois dou notícia se essa receita deu certo. Adorei seu blog, além de lindo é inspirador. Tudo de bom hoje e sempre!

Alessandra Foletto said...

Oi Mari mãe da Iolanda
Obrigada por acompanhar o Blog e pelos elogios, são pessoas como você que me inspiram a continuar com este projeto.
Pode fazer estes biscoitos que tenho certeza que vai adorar, e venha aqui depois me contar se deu certo.
Ah não se esqueça gele bem a massa para que os biscoitos fiquem gordinhos, caso contrário irão se esparramar pela assadeira e ficar bem fininhos.
Tudo de bom para você também!
Bjs

Sonia Suescun said...

Delícia, delícia, delícia !!!!!!!!!!!!!!!

PatSue said...

Esse biscoito é delicioso...só de lembrar me da vontade de comer mais!

mellzinha-s said...

Bom dia!Espero que vc esteja bem.Em agosto fiquei doze dias numa uti entre a vida e a morte.Tove um infarto..um avc isquemico e um hemorragico..ufa kkk.
Com a graca deDeus não tive sequelas graves,apenas perdi a visão periferica .Sempre amei culinaria...sempre fui metida a confeiteira kkk.O povo ama meus doces...e isso me motiva a continuar a fazer meus doces.Por orientacão medica não posso fazer grandes coisas ...estava atras de uma receita de cookie diferente e tranquilo de fazer...e achei sua receita, vou tentar fazer pra vender no Natal e fazer um dindim.Fico feliz por ter encontrado vc vcsempre falo que pequenas atitudes fazem a grande diferenca.muito obrigada.bjo e bencaos pra vc e toda sua familia.

Unknown said...

uma duvida quanto temp do forno...meu forno so chega ate 300graus... vc acha que fica bom mesmo c essa diferenca de temp?

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog