Scones enrolados de queijo

Quando eu morava em Londres comi scones algumas vezes mas sempre me surpreendia com o sabor, macio, leve e gostoso! Eles estão sempre presente no famoso chá da tarde inglês e são como uma mistura de biscoito com pão. Como a receita não leva fermento de pão são práticos e rápidos de fazer pois não é preciso deixar a massa crescer. 

Na internet tem uma variedade de receitas de scones salgadas e doce, eu achei esta daqui no blog da Patrícia e saí correndo para provar.
Eu fiz as modificações que ela recomendou, adicionei mais sal na massa e pincelei com gema. Acabei fazendo a receita duas vezes e em uma delas troquei a salsinha pelo manjericão fresco e também modifiquei os queijos (quero fazer de novo com outros queijos).

Como eu já tinha visto na TV um chef inglês falando que ao pincelar os scones com gema deve-se pincelar só o topo e não deixar a gema escorrer pelos lados se não eles não crescem no forno. 
Assim eu fiz o teste e pincelei alguns por completo e a grande maioria pincelei só a parte de cima e o resultado não é que o chef estava certo! Os que pincelei os lados quase não cresceram.... então fica a dica!!!

Os scones ficaram ótimos!!! Uma ótima opção para o chá da tarde. Eu recomendo come-los ainda morno porque no dia seguinte eles ficam bem mais firmes e perdem toda aquela maciez e leveza, acho que pelo fato de não usar o fermento de pão.



Scones enrolados de queijo
Daqui 

Ingredientes:
250g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1/8 colher de chá de pimenta caiena
30g de manteiga sem sal, gelada e em cubos
185ml de leite
1 gema para pincelar

Recheio:
40g de queijo de cabra, esfarelado (usei provolone)
40g de parmesão ralado
40g de cheddar ralado (usei mozarela ralada)
2 colheres de sopa de salsinha picada (usei em uma das vezes manjericão)

Preaqueça o forno a 220ºC. 
Unte ou forre com papel manteiga uma assadeira.
Em uma tigela grande peneire a farinha, o fermento, o sal e a pimenta. Com as pontas dos dedos esfregue a manteiga com os ingredientes secos até obter uma farofa. Adicione o leite e misture formando uma massa macia, caso a massa esteja muito grudenta acrescente um pouco mais de farinha.
Em uma superfície enfarinhada abra a massa formando um retângulo de 20x25cm. Polvilhe com o queijo de cabra, em seguida com o cheddar, parmesão e a salsinha. Enrole a massa como se fosse um rocambole começando pelo lado mais longo. Corte o rocambole em 10 fatias iguais de 2cm cada. Transfira as fatias para a assadeira untada deixando 2cm entre elas e pincele a parte de cima de cada uma com a gema (não deixe a gema escorrer pelos lados).
Asse até que fiquem dourados e estejam assados por dentro (os meus levaram quase 30 minutos). 
Deixe esfriar um pouco em  uma grade.
Sirva  ainda morno.

Pin It

1 comments:

Patricia Scarpin said...

Ficaram lindos! Que bom que vc gostou , acho esta receita tão boa!
Beijo!

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog