Cupcake de Chocolate com Morango sem Leite

Estes cupcakes foram feitos para o aniversário da minha cunhada e não contêm leite. Foi um pedido especial para que minha sobrinha pudesse comer e se deliciar já que ela tem alergia a lactose e dificilmente pode comer algum tipo de bolo. Assim perguntei para a pequena que bolo ela queria comer, ela disse que queria um bolo de chocolate com morango e creme. 

Depois disso corri para a internet para tentar achar receitas sem leite de massa e recheio. A massa do bolinho peguei do blog da Paula, que nada mais é que uma massa de nega maluca, o recheio e o creme fui pesquisando e achando algumas dicas.

No final ficou um bolinho bem gostoso e a pequena adorou!!!




Bolo de Chocolate
rende 24 cupcakes
daqui

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
2 xícaras de açúcar
3/4 xícara de cacau em pó
3 ovos grandes
1 xícara de óleo de canola ou girassol
1 xícara de água quente

Modo de Fazer:
Preaqueça a 180 graus. Forre uma forma de muffin com forminhas de papel.
Na tigela da batedeira peneire junto e misture a farinha, o fermento, o sal, o açúcar e o cacau.
Junte os ovos e o óleo, e comece a bater em velocidade baixa até combinar então adicione a água quente e bata em velocidade média até estar homogêneo. Fica uma massa bem líquida.
Coloque a massa nas forminhas até um pouco mais da metade e leve para assar por mais ou menos 15 minutos e então faça o teste do palito. 
Espere esfriar um pouco e depois coloque as forminhas em uma grade para esfriar completamente.


Chantilly de Soja
Achei esta receita na internet mas não consigo encontrar o site. Fica um chantilly mais mole que o normal e quando eu fiz estava muito calor e não queria firmar de jeito nenhum e por isso foi dificil usar na decoração. Na receita original não ia a pasta sabor morango e minha idéia inicial era fazer um chantilly natural (sem sabor) mas quando provei achei que tinha um gosto bem peculiar e muito diferente do chantilly normal então resolvi adicionar a pasta de morango para dar um sabor (melhor) ao chantilly. O final foi um creme bem gostoso. Se preferir pode usar o creme tipo chantilly vegetal que vende nos mercados, é só gelar e bater, particularmente eu não gosto muito pois acho que tem muito gosto de gordura.
Para a pasta de morango você pode usar as pastas que vendem nas lojas especializadas ou passar no processador alguns morangos até virar um purê ou então você pode usar uma essência de morango com um corante rosa.

Ingredientes:
1 caixinhas de creme de leite de soja gelado
2 colher de sopa de emulsificante
1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro (ou mais se quiser + doce)
+ ou - 2 colheres de sopa pasta sabor morango

Bata na batedeira em velocidade máxima o creme de leite de soja, o emulsificante e o açúcar, quando estiver quase no ponto de chantilly adicione a pasta sabor morango.


Ganache de Chocolate de Soja com Morango
A ganhache de soja é uma ganache normal feita com chocolate de soja e creme de leite de soja.

Ingredientes:
300g de chocolate de soja
120g de creme de leite de soja
1 caixa de morangos lavados e picados (coloquei a olho fui picando morangos até achar que estava bom)

Derreta o chocolate com o creme de leite no microondas ou banho-maria, espere esfriar um pouco e misture com morangos picados. Deixe esfriar completamente e empregue.

Montagem:
Quando os bolinhos estiverem frios corte um buraco no meio deles tirando uma tampinha de massa. Recheie com a ganache de chocolate com morango e tampe o buraco de novo com a tampinha de massa. Passe um pouco na ganache em cima do cupcake. 
Depois de rechear todos os bolinhos, coloque o chantilly no saco de confeitar e faça a cobertura rosa de cada um. Finalize com um morango em cima.

Pin It

1 comments:

Simone Suescun said...

Oi, eu curti, apesar de não ter comido estas belezinha, pois a Giulia merece!
Simone Suescun

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog

There was an error in this gadget
There was an error in this gadget