Bolo Napolitano

Acho que nem preciso falar que fiquei apaixonada pelos bolos napolitanos porque depois que fiz aquele zebra logo achei mais receitas e tive que fazer esta. 
Confesso que esta paixão se deu mais pela beleza do bolo ao ser cortado do que pela gostosura. Não que não seja gostoso, muito pelo contrário ficou delicioso, mas a parte de morango na minha opinião ainda deixou a desejar nos dois bolos.
O bolo zebra napolitano vai gelatina de morango na massa e isso deixou a massa com um gosto bem acentuado de morango, mas na minha opinião meio artificial. Este aqui fiz com geléia de morango natural e achei que a massa ficou com pouco gosto de morango que ao ser comido junto com a parte de chocolate quase some.
Fiquei pensando em na próxima vez colocar uma destas pastas de morango que vende nestas lojas especializadas para que o sabor de morango fique um pouco mais forte, ou quem sabe misturar um pouco de geléia com a gelatina. Preciso fazer testes e esta é uma ótima desculpa para fazer este bolo outras vezes!!
Mas esta é a minha opinião (opinião de uma pessoa critica hehe) mas o pessoal de casa adorou e temos que concordar que o bolo ficou lindo mesmo!!!




Eu Fiz a calda de chocolate caseira e estou colocando a receita junto caso alguém queira fazer, a receita rende bastante então ou faça meia receita ou 1/3 ou então guarde o restante e coma com sorvete, fica uma delícia! Caso você não queira ter este trabalho compre aquelas caldas de sorvete que vende nos mercados que também irá servir.

Bolo Napolitano
daqui

Ingredientes para o Bolo:
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 xícara de buttermilk* em temperatura ambiente
1 colher de sopa de baunilha
255g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
3 ovos grandes + 1 gema grande em temperatura ambiente
1/3 xícara de calda de chocolate caseira** ou comprada
2 colheres de sopa de cacau em pó
1/4 + 1/4 xícara de geléia de morango dividida
1 colher de chá de suco de limão
corante vermelho

* Para o buttermilk misture 3/4 de xícara de leite com 3/4 de colher de sopa de suco de limão ou vinagre e deixe descansar por 10 minutos.

** Calda de chocolate caseira
rende 2 1/2 xícaras
Ingredientes:
3/4 xícara de água
3/4 xícara açúcar
3/4 xícara açúcar mascavo claro (aperte para medir)
3/4 xícara cacau em
1/2 colher de chá de café solúvel em pó
1 pitada de sal
1 colher de sopa de glucose de milho
1 colher de sopa de baunilha

Modo de Fazer:
Em uma panela média coloque a água e o açúcar e ferva. Diminua o fogo para médio baixo e adicione o cacau em pó, café, sal e a glucose de milho misturando bem. Deixe no fogo até que a calda tenha reduzido e engrossado.  Retire do fogo e adicione a baunilha. Passe a calda pelo coador e deixe esfriar até chegar na temperatura ambiente. Guarde na geladeira o que não utilizar na receita, você pode usar o restante para colocar em sorvete ou em qualquer receita que peça calda de chocolate.

Modo de Fazer o Bolo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma média com furo no meio.

Em uma tigela média peneire e misture a farinha de trigo, o sal, o fermento e o bicarbonato, reserve até usar. Em outra tigela pequena misture o buttermilk e a baunilha, reserve.

Na batedeira com o batedor de pá bata a manteiga e o açúcar em velocidade média até ficar leve e fofo (3 a 6 minutos). Raspe os lados da tigela e adicione os ovos um por vez batendo bem depois de cada adição. Reduza a velocidade da batedeira para baixa e adicione 1/3 da mistura de farinha e metade da mistura de buttermilk e bata até combinar. Em seguida adicione mais 1/3 da farinha e o restante do buttermilk batendo até combinar. Por último adicione o resto da farinha batendo até ficar uniforme.

Divida a massa em 3 partes iguais. Misture o 3/4 de xícara da calda de chocolate com o cacau e adicione em uma das partes da massa, misturando até ficar uniforme. 
Em outro terço parte da massa misture 1/4 de xícara de geléia de morango, o suco de limão e 3 gotas de corante vermelho liquido e misture até combinar. 
O último 1/3 da massa ficará branca mesmo.
Coloque na assadeira com furo no meio toda a massa branca e espalhe para cobrir o fundo da  assadeira. Por cima coloque a massa de morango e espalhe para cobrir a branca e por último a massa de chocolate cobrindo a rosa. Bata a assadeira na bancada para tirar as bolhas de ar. Asse por aproximadamente 50 minutos a 1 hora ou faça o teste do palito.

Cobertura
Ingredientes:
3/4 xícara de creme de leite fresco
1/4 xícara de glucose de milho
226g de chocolate meio amargo cortado
1/2 colher de chá de café solúvel em pó
1/2 colher de chá de baunilha

Modo de Fazer a Calda:
Enquanto o bolo assa, em uma panela coloque o creme de leite, a glucose de milho, o chocolate cortado e o café em pó em fogo médio mexendo de vez em quando até ficar uniforme. Retire do fogo e adicione a baunilha. Deixe esfriar por 30 minutos mexendo ocasionalmente.

Deixe o bolo esfriar na assadeira por 10 minutos e desenforme em uma grade para esfriar completamente (aproximadamente 2 horas). Aqueça o 1/4 restante de geléia no fogo médio até ficar um pouco líquida e pincele no bolo. Com o bolo ainda na grade coloque a grade dentro de uma assadeira e jogue a calda de chocolate por cima do bolo, assim a calda que escorrer irá cair na assadeira. Volte a jogar a calda que escorreu na assadeira em cima do bolo até ficar completamente coberto de chocolate. Deixe secar por 45 minutos e sirva!

Pin It

0 comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog

There was an error in this gadget
There was an error in this gadget