Pipocas Carameladas


Sempre fui louca por pipoca doce mas desde que vim para Londres nunca mais comi. Minha mãe faz uma na panela pipoqueira com uma receita q ela mesma inventou " a olho" como ela mesma fala e fica ótimo. Tentei fazer na panela normal mas nunca deu certo porque o caramelo não gruda em todas as pipocas. Aqui no mercado eles vendem pipoca doce de microondas e tbm umas estouradas em um pacote, já experiementei as duas e não gostei. Quando vi esta receita no simplesmente delícia pensei meu Deus finalmente vou comer pipoca doce!! Dá um pouco de trabalho mas o resultado é um pipoca bem docinha...mas pena que é bem calórica também hehe.
Fiz meia receita e deu bastante pipoca.

Receita no blog "Simplesmete Delícia"
 

Ingredientes:

1/2 copo de milho de pipoca (ou 14 copos de pipoca já estouradas)
5 colheres de óleo de canola ou óleo de girassol
2 copos de açúcar mascavo, bem apertado no copo
1 copo de manteiga sem sal (200 gramas)
1/2 copo de Karo (glucose de milho)
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 100°C. Isso é provavelmente a temperatura mais baixa do seu forno e na maior parte dos fornos/fogões de uso domestico no Brasil, não tem nem marcação no botão do forno.  Mas é só acender o forno e levar o botão até a mínima temperatura antes de apagar.
Numa panela bem grande, aqueça o óleo em fogo médio/alto. Quando o óleo estiver quente, jogue dentro 3 ou 4 grãos de milho e tampe a panela. Quando esses grãos pipocarem, ponha o resto dos grãos todos, tampe a panela e tire do fogo (mas deixe o fogo ligado!). Conte até 30 e volte com a panela ao fogo. Isso vai permitir o óleo ficar na temperatura certa. Quando os milhos estiverem pipocando ferozmente, mexa a panela de um lado para o outro. Quando acabarem de pipocar, retire do fogo e entorne todas as pipocas numa vasilha grande, levemente untada de manteiga. Retire qualquer grão de milho que não tiver pipocado. Deixe esfriar e cubra com filme plástico.
Numa panela media, ponha a manteiga, o açúcar mascavo, o Karo e o sal. Leve ao fogo médio e mexa de vez em quando até começar a borbulhar. Quando borbulhar pare de mexer e deixe o caramelo engrossar por 5 minutos. Se você tiver um termômetro de cozinha, cozinhe o caramelo até 120 graus. Retire do fogo, ponha o bicarbonato e mexa bem com uma colher. A mistura vai borbulhar ferozmente. Entorne tudo nas pipocas e mexa bem com 2 garfos untados de manteiga. Mexa bem até todas as pipocas estarem todas recobertas de caramelo.
Ponha as pipocas numa assadeira (sem untar) e leve no forno pré-aquecido por 1 hora, mexendo a cada 15 minutos com os garfos. Retire do forno e deixe esfriar. Guarde em recipiente com tampa.

Pin It

3 comments:

PatSue said...

a cor lembra a que a mãe faz, e o gosto?

flavia pantoja said...

que bom que voce gostou dessas pipocas!! Eu tenho que tomar cuidado porque quando faco sou capaz de comer 1 bowl inteiro!! Um bj, Flavia

Home Inspection Visalia said...

I enjoyed reeading your post

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog