Madeleines de Especiarias

As vezes me pergunto porque compro livros de receita, se sempre quando quero fazer algo vou direto na internet na procura de uma receita boa. Aconteceu isso quando estava procurando uma receita de Madeleines. Fiquei na internet por volta de 1 hora olhando receitas e métodos de como fazer e no final a receita que gostei achei em um blog americano e era do livro Baking: From My Home to Yours da Dorie Greenspam, mas o detalhe é que eu tenho este livro na estante!!!
Decidi que preciso fazer um catálogo com as receitas de todos os livros para poder pesquisar mais fácil ou então parar de compra-los hehe, porque só estão enfeitando a estante.
Eu nunca comi madeleine mas sempre quando vejo em algum site tem comentários falando como é gostosa. Primeiro precisava comprar a assadeira de conchinha que depois de muita procura acabei achando no site da loja Lakeland. O ruim de nunca ter comido madeleines é que eu não sei como a receita deve ficar, por isso acho q vou comrpar umas no mercado para poder comparar, mas devia ter comido uma na França pra saber como são as originais. 
Achei muitas receitas na internet e não entendia porque a massa tinha que ser levada a geladeira, até que encontrei uma explicação que falava que é importante que você gele a massa da madeleine para que fique aerada, as bolinas de ar é que fazem o bolinho ser tão levinho e gostoso. 
Tive um grande problema que só percebi quando fui colocar a assadeira no forno, a assadeira era mais larga que o forno!!! Acabei dando um jeito de virar a assadeira. Fiz a receita duas vezes o marido adorou e comeu tudo praticamente de uma vez só, ficaram bem cheia de furinhos e muito leves. As minhas não ficaram iguais a do livro, ficaram gordinhas na parte de cima onde não tem o desenho da concha não sei porque, mas olhando em alguns blogs vi umas fotos que estavam iguais as minhas como as do David Lebovitz, quando vi que até as dele ficaram assim fiquei mais feliz hehe. Vou tentar fazer de novo quando tiver um forno maior, preciso de 6 bocas hehe!!!
Vale a pena tentar a receita e comer ainda morna, no dia seguinte não é mais tão gostosa, mas coloquei uns segundinhos no microondas e ficou melhor mas nada como as fescas saídas do forno.






Madeleines de Especiarias 
Do livro: Baking: From My Home to Yours - Dorie Greenspam
rende 12 madeleines grandes

Ingredientes:

5 colheres de sopa de manteiga
3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/3 xícara de açúcar granulado
raspa de meio limão
2 ovos grandes
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de baunilha
1/2 colher de chá de canela*
1 pitada de noz moscada*
1 pitada de gengibre*
açúcar de confeiteiro para povilhar

* eu coloquei 1 colher de chá de canela e 1/2 de uma mistura de especiarias que vende aqui que contém noz moscada, canela, gengibre e coentro.

Modo de Fazer:

Derreta a manteiga de deixe esfriar.
Peneire a farinha de trigo, o fermento, o sal, a canela, a noz moscada e o gengibre e misture em uma tigela.
Na tigela da batedeira misture o açúcar e as raspas de limão, pode misturar com a mão ou com uma colher de pau.
Adicione os ovos no açúcar e bata até que vire uma mistura grossa (2-3 mins). Coloque o mel e a baunilha e misture por mais um minuto.
Junte os ingredientes secos e misture devagar com uma colher. Adicione a manteiga derretida e misture ate encorporar. A receita pede que cubra a massa com um plástico e leve para gelar de 3 horas até 2 dias, eu coloquei a massa em um saco plástico e levei pra gelar. Achei mais fácil porque depois é so cortar um bico no saco e colocar na assadeira. 
Pré-aqueça o forno a 200 C graus (Eu fiz a receita duas vezes e achei e ficava melhor se assar em 180). Unte a assadeira com manteiga e farinha. Coloque a massa nas conchinhas, pode ser com uma colher ou com o saco de confeiteiro (por isso coloquei a minha pra gelar no saco plástico).
Asse por 12 a 14 min ou até que o topo fique firme para o toque. Remova da assadeira e coloque na grade para esfriar. Peneire açúcar de confeiteiro e coma ainda morna porque é quando está mais gostosa.



Pin It

0 comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog