Cookies de Fubá

Um dos bolos que mais gosto é bolo de fubá, hoje estava olhando o meu google reader e vendo as atualizações dos blogs que eu sigo e vi esta receita de cookie de fuba no blog do David Lebovitz (o americano que mora em Paris) que eu adoro e parecia bem simples e prática que decidi tentar hoje mesmo.
Ele explica que é uma receita italiana que ele adaptou de um livro. No blog você pode ver que os cookies dele ficaram um pouco diferentes dos meus, acho que porque ele usou o fuba grosso e eu usei o fino, além disso o fubá dele parece bem mais escuro que o meu.
Eu decidi colocar goiabada no lugar das uvas passas ou frutas secas, porque pra mim nada combina melhor com fubá que goiabada. Eu também coloquei um pouco de erva doce que dá um toque no fubá.
O cookie ficou ótimo, crocante por fora e fofinho dentro, nas fotos do David da pra ver que os deles ficaram bem redondinhos, eu nao deixei os meus congelarem porque queria muito comer hoje, então estavam meio moles quando eu cortei.
Eu fiz meia receita e deram 8 cookies, no site ele fala que uma receita inteira rende 50 cookies mas só se ele fez bem pequenos. Eu coloquei em meia receita 90g de goiabada e a erva doce não pesei mas foi como meia colher de chá.

Cookies de Fubá






Ingredientes:
3/4 (90g) Xícara de cha de frutas secas (pode ser uvas passas, cerejas..o que vc achar melhor eu usei goiabada)
2 colheres de sopa (20g) de farinha para envolver as frutas secas ou goiabadas
155g de manteiga sem sal na temperatura ambiente
1/2 xícara de chá + 1 1/2 colher de sopa (120g) de açúcar 
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1/2 colher de chá de baunilha
1 1/2 xícara de chá (210g) de farinha de trigo
1 xícara de chá (140g) de fuba (ele usou o grosso eu usei o fino)
2 colher de chá de fermento em pó
3/4 colher de chá de sal

Modo de Fazer:
Misture a farinha de trigo (20g) com as frutas secas ou goibada e deixe de lado.
Na batedeira misture a manteiga com o açúcar até ficar cremoso (aprox. 1 min). Adicione os ovos, um a um batendo bem a cada adição, em seguida adicione a baunilha e bata ate ficar uniforme.
Em uma tigela misture a farinha de trigo (210g), o fermento, o fubá e o sal.
Addicione os ingredientes secos na mistura de manteiga e usando uma colher de pau misture até encorporar, e então adicione as frutas secas ou goiabada.
Forme um retangulo com a massa de aprox 10 por 18cm e embrulhe no plastico filme, leve para gelar por 1 hora ou até que fique firme suficiente para manusear.
Divida o retangulo da massa (no comprimento) em duas partes. Em uma superfice enfarinhada enrole a massa  em forma de um cilindro de 18cm de comprimento. Enrole dos cilindros em papel filme e leve no congelador até ficarem congelados.

(Se preferir assar os cookies em seguida faça bolinhas com a massa do tamanho de uma nozes. Coloque as bolinas na assadeira untada e coberta com papel manteiga deixando um espaço entre elas. Achate o topo das bolinhas levemente com a mão)

Se você congelar os cookies, tire o cilindro do congelador e com uma faca grossa fatie a massa em rodelas de 0.75cm de grossura. Coloque as rodelas na assadeira com papel manteiga deixando um espaço entre elas. (A massa é mais fácil de ser fatiada quando congelada, mas se estiver dura demais ou despedaçando deixe alguns minutos fora do congelador antes de fatiar para ficar na consistência certa.)

Asse os cookies no forno pré aquecido a 170 ºC. por aproximadamente 12 minutes (o meu ficou mais de 15), rodando a assadeira na metade to tempo, até que os cookies fiquem levemente dourados. Retire do forno e deixe esfriar na grade.
Ele dá a dica de servir os cookies com geleia (porque ele fez com uvas passas mas se fizer com goiabada nem precisa) ou com uma bola de sorvete. 
Segundo ele os cookies podem ser guardados em um pote fechado por até 4 dias. A massa crua pode ser deixada na geladeira por 1 semana ou congelada por até 2 meses.


Pin It

0 comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog