Bolo Trufado de Chocolate com Mousse de Morango

Aniversário de 5 anos de casados!! Tivemos um ótimo dia com direito a almoço especial no Hard Rock Café. Comemos tanto que foi bem difícil comer o bolo a noite hehe. 
Depois de tentar achar o bolo perfeito acabei caindo neste bolo que já fiz anteriormente. A receita original era de bolo trufado com morangos, mas como os morangos cortados soltam muita água e este bolo irá ser comido só por duas pessoas achei que era melhor mudar os morangos para mousse assim iria durar mais tempo.
O bolo é uma junção de duas receitas que eu adoro do Álvaro Rodrigues, apesar de parecer longo e complicado vale muito a pena o tempo gasto. 

Ai vão a receita do bolo com fotos e mais nossas fotos do almoço:













Bolo Trufado de Chocolate com Mousse de Morango

Ingredientes da Massa:
4 ovos inteiros
1/2 xícara (chá) de açúcar (100 g)
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (100 g)
1 colher (sopa) de cacau em pó peneirado
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 colher (café) de fermento em pó
25 g de manteiga sem sal derretida e quente

Modo de Fazer:
Bata os ovos inteiros e o açúcar na batedeira por 20 minutos ou até obter uma massa firme e esbranquiçada. Desligue a batedeira e acrescente os ingredientes secos peneirados juntos e a manteiga derretida, envolvendo delicadamente. Em seguida, espalhe a massa em fôrma de 24 cm de diâmetro untada e forrada com papel manteiga, leve ao forno pré aquecido na temperatura de 180ºC e asse até que esteja dourado e firme ao toque. Deixe esfriar e empregue na montagem.

Ingredientes da Calda para Regar a Massa:
125ml de água 
5/g de açúcar
25 ml de licor cherry brandy (eu não usei)

Ingredientes para o Creme Trufado:
300 g de chocolate cobertura ao leite
100 g de chocolate meio amargo picado
25 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 lata de creme de leite sem o soro
1/8 xícara (chá) de licor cherry brandy ou licor de chocolate
2 colheres (sopa) de açúcar refinado peneirado
1 colher (sobremesa) de cacau em pó peneirado
1 colher (sopa) de glucose de milho (opcional) tipo Karo
120 g de manteiga sem sal ligeiramente amolecida
1 colher (chá) de essência de frutas silvestres (opcional)

Modo de Fazer:
Coloque em um refratário grande os chocolates picados, a manteiga, o creme de leite, o licor cherry brandy, o açúcar refinado, o chocolate em pó, a glucose e leve ao fogo em banho-maria ou no forno microondas, misturando ocasionalmente até que esteja liso e brilhante. Deixe esfriar. À parte, bata na batedeira a manteiga até obter um creme fofo. Junte o creme de chocolate frio, aos poucos e continue batendo até obter um creme liso e brilhante. Empregue na montagem.

Ingredientes para a Mousse de Morango: (* Dica: Faça meia receita destas medidas)
2 xícaras de morango (cortado em 4 pedaços)
1/2 envelope de gelatina vermelha em pó sem sabor
1/2 xícara de açúcar (114g)
1/4 xícara de água
2 claras
1 pitada de fermento em pó
3/4 xícara de creme de leite fresco

Modo de Fazer:
Lave e limpe os morangos e seque em papel absorvente. Bata-os no liquidificador, uma xícara de cada vez, e despeje em uma vasilha.
Misture a gelatina com 1/6 xícara de açúcar (38g), adicione a água e leve ao fogo baixo e mexa sem parar até que a gelatina e o açúcar estejam dissolvidos (não precisa ferver).
Deixe esfriar um pouco e acrescente ao purê de morangos. Bata as claras em neve com o fermento em pó e acrescente a 1/3 xícara de açúcar restante (76g). Coloque 1 colher por vez até picos moles. Bata o creme de leite fresco com 1 colher de açúcar, acrescente o creme de claras batidas e o creme de leite batido ao morango.

Ingredientes para a Ganache de Chocolate:
300g de chocolate meio armargo
300ml de creme de leite fresco

Modo de Fazer a Ganache:
No microondas: Coloque o chocolate picado e o creme de leite em uma tigela e leve ao microondas de 1 a 1 min mexendo sempre a cada adição de tempo até que o chocolate esteja completamente derretido. Isso depende da potência do seu forno microondas. Leve a ganache a geladeira para firmar até ficar no ponto para cobrir o bolo.
No fogão: Coloque o chocolate picado com o creme de leite e leve ao banho maria mexendo até o chocolate derreter. Leve a ganache a geladeira para firmar até ficar no ponto para cobrir o bolo.

Ingredientes para a Calda Brilhante de Chocolate:
1/4 xícara de água gelada
2 colheres de chá de gelatina em pó
2/3 xicara de chá de açúcar
1/3 xícara de chá de água
1 colher de sopa + 1 colher de chá de glucose de milho
3/4 xícara de chá de cacau em pó (sem açúcar)
1/3 xícara de chá de creme de leite fresco

Modo de Fazer:
Em uma tigela pequena coloque a água gelada e misture com a gelatina em pó, misture bem e cubra com uma tampa e deixe por 5 minutos. Enquanto isso em uma panela pequena coloque a água (1/3 de xícara) e o açúcar e leve ao fogo médio até q os grãos de açúcar se dissolvam. Remova do fogo e adicione a glucose de milho e o cacau em pó. Misture bem, o resultado é um liquido brilhante. Em seguida adicione o creme de leite.
Retorne a panela ao fogo baixo mexendo constantemente até ferver (se vc tiver um termometro a temperatura é 88ºC). Remova a penala do fogo e passe em uma peneira colocando a mistura em uma tigela de metal. Deixe esfriar + ou - por uns 10 min (se tiver um termometro a temperatura deve ser entre 50ºC a 60ºC) e então adicione a gelatina na mistura.
Passe a mistura na peneira novamente e coloque em um copo de medida. Deixe esfriar por alguns minutos mexendo devagar para que não fique cheia de bolhas de ar e aplique no bolo.


Montagem do Bolo
Monte o bolo em um aro redondo de 24 cm de diâmetro (no meu caso como usei a forma de coração montei sem aro mesmo), iniciando com um disco de massa regada (com a mistura de açúcar e água) + creme trufado, depois um disco de massa regada + mousse de morangos, repita novamente a camada de massa com creme trufado de chocolate e finalize com massa regada. Leve a geladeira para dar uma firmada.
Retire da geladeira e cubra com a ganache de chocolate meio amargo. Leve para gelar novamente por algumas horas ou até o dia seguinte (melhor até o dia seguinte) Eu tive problemas para cobrir o bolo porque como a massa é bem delicada (vai mto ovo e pouca farinha  e é bem fofinho) quando fui passar a ganache o bolo comecou a esfarelar um pouco, se isso acontecer com você a dica é não usar a ganache muito firme e passar a ganache em duas mãos, a primeira para cobrir os farelos (leve a geladeira por 1 hora) e então a segunda para cobrir o bolo completamente. 
Retire o bolo da geladeira e coloque em cima de uma grade. Coloque a grande em uma bancada forrada com papel alumínio, dobrando as pontas do papel alumínio para cima. Despeje a calda brilhante no bolo. Comece pelo centro e vá indo aos poucos pela beirada. A calda vai escorrer pelo bolo cobrindo completamente toda a superfície e o que sobrar irá escorrer no papel alumínio. 
Deixe o bolo secar por aproximadamente 1 hora ou até que a cobertura não esteja mais mais mole para o toque. Esta cobertura é boa porque não marca as impressões digitais, então você consegue retirar o bolo depois de seco da grade para colocá-lo no prato onde irá servir.
Decore o bolo a gosto.  

Fotos do Hard Rock Café:


O Giu e o Hamburgão

Olha o meu hamburguer!!!

Minha super dessert!!!

O Hard Rock Café London 

Pin It

2 comments:

Sarah said...

Nossa, muito bonito o bolo! Essa calda brilhante por cima, fica com qual textura? De gelatina? Creme? Película?

Alessandra Foletto said...

Oi Sarah
Esta calda é sensacional mesmo, fica com uma textura mais de gelatina do que de creme, porque ela da uma endurecidinha. Fica linda de se ver e uma delícia.
Bjs

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog

There was an error in this gadget
There was an error in this gadget