Blueberry Muffins - Muffins de Mirtilos

Este final de semana é final de semana prolongado aqui, porque é feriado na segunda-feria - o último feriado até o natal. Fora isso o marido pegou uns dias de folga e vai ficar em casa até terça, então decidi fazer um café da manhã especial de domingo. Decidi tudo ontem a noite e fui pra net procurar algo gostoso para fazer e achei esta receita no blog da Valentina. Como eu adoro muffin de blueberry nem pensei duas vezes. Por sorte eu tinha todos os ingredientes necessários e hoje acordei cedo e fui direto pra cozinha fazer muffins, nada como comer um fresquinho saído do forno. A receita é ótima, fica bem fofinho e úmido e a cuca dá um toque especial. Adorei!!! 







Blueberry muffins - Muffins de Mirtilos (rende 20 muffins)

Ingredientes:
Massa:
3 ½ xícaras de farinha de trigo
1 ½ xícara de açúcar granulado
4 ½ colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2 xícaras de iogurte
110g manteiga sem sal derretida
1 colher de sopa de raspa de limão (não usei pq não tinha)
2 ovos grandes
2 xícaras cheias de mirtilos

Cuca:
¾ xícara de farinha de trigo
½ xícara de açúcar mascavo claro – coloque o açúcar e aperte com a mão até que a xícara esteja bem cheia
1 colher de chá de canela em pó
¼ colher de chá de sal bem rasa
60g manteiga gelada picada 

Modo de Fazer:
Prepare as forminhas de muffin  e pré-aqueça o forno – 180oC.

Cuca:
Prepare a cuca antes da massa do muffin. Coloque todos os ingredientes num processador e pulse até ficar com uma consistência de areia encaroçada. Caso você não tenha processador coloque todos os ingredientes numa tigela e use a ponta dos dedos para incorporar a manteiga com os outros ingredientes. 

Massa:
Coloque a farinha de trigo peneirada, açúcar, fermento em po, bicarbonato e sal numa tigela e mexa para incorporar. Numa outra tigela coloque o iogurte, manteiga derretida (já fria), raspa de limão (eu não usei) e ovos. Mexa para incorporar e derrame dentro da tigela com a mistura farinha. Pegue um garfo e misture tudo (o garfo vai garantir a textura de muffin). Por fim coloque os mirtilos e com o garfo misture tudo (não estoure os mirtilos). Divida a mistura pelas forminhas – enchendo até ¾ da forma. Tire a cuca da geladeira e jogue por cima dos muffins. Leve ao forno entre 20-25 minutos. Recomendo testar aos 20 minutos para ver se estão bons. Retire do forno e deixe esfriar por uns 5 minutos e transfira para uma grade até que esfriem completamente.

Pin It

5 comments:

Anonymous said...

Ale, que coragem acordar cedinho num domingo p/ fazer isso!! Ahahahah
Parece delicioso!!!
Bjooo

Valentina said...

Fico feliz que tenhas gostado.vc está pertinho de mim.podiamos tomar um café uma hora dessas.

Aninha Padredi said...

Adorei seu blog!
Essa receita da Valentina é mto boa! Vou fazer qq dia desses!!
Beijocas

Alessandra Foletto said...

Tati:
Valeu mto a pena o muffin é tudo!!! Vem pra ca logo!!!!

Valentina:
ficou mto gostoso mesmo!!! Vamos marcar sim!!!
Bjos

Aninha:
Esta receita é maravilhosa...não consegui parar de comer!
Obrigada pelo elogio!! volte sempre
Bjos

Jubiléia said...

Hummmm quer delícia Ale!!!
Mas não levanto cedo de domingo nem a pau ahahahahahahah

Só ta me dando vontade!!!!

Vem logo embora pra poder fazer pra mim? kkkk Vou fazer vc morar comigo ahuahuahuahauhaua

E sorte da Tati que vai poder comer essas coisas gostosas que vc faz!!! Mas eu já comi e aprovoooooooooo, muito bom!!!!

Beijuuuuuuuuuu

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog