Scones

Esta é outra receita do programa "The Great British Bake Off" no site da bbc tem um vídeo com o Chef Paul Hollywood que explica direitinho como fazer, apesar de estar em inglês, se isso for problema para você, dá para pelo menos ver ele fazendo e ter uma idéia de como trabalhar a massa. 
Scone é uma mistura de pão e bolo, tem cara de pão mas com uma consistência de bolo (o que deve ser por causa do fermento de bolo que vai na receita). É uma das coisas que nunca pode faltar no chá dos ingleses. Eles comem os scones com manteiga + geléia + clotted cream (que é um creme feito de leite aquecido não pasteurizado que possui pelo menos 55 % de gordura). Eu não usei o clotted cream e nunca comi então não sei que gosto tem mas acho q no Brasil, como não vende, vc pode subistituir por chantilly ou só comer com geléia como eu fiz e ficou divino!!! Eu vou querer repetir a receita para experimentar com o creme.
Eu fiz meia receita e consegui 7 scones pequenos. No site ele fala que uma receita inteira rende 8 scones grandes ou 15 pequenos.



Scones

Ingredientes
500g de farinha de trigo + extra para abrir a massa (a receita pedia farinha para pão)
80g de manteiga em temperatura ambiente + extra para untar a assadeira
80g de açúcar
2 ovos
5 colheres de chá de fermento em pó para bolo
250ml de leite
1 ovo batido com uma pitada de sal (para pincelar)

Modo de fazer:
Pré-aqueca o forno a 220ºC.
Unte uma assadeira com manteiga e cubra com papel manteiga.
Coloque em uma tigela 450g de farinha de trigo e a manteiga e vá amassando até formar uma farofa.
Adicione o açúcar, ovos e fermento e misture com uma colher de sopa até ficar uniforme.
Adicine metade do leite e misture gentilmente e então adicione o restante do leite, a mistura ira ficar uma massa bem fofa e grudenta. (Talvez vc não precise de todo o leite)
Polvilhe 25g restante da farinha em uma bancada, coloque a massa sobre a farinha e polvilhe os outros 25g de farinha sobre a massa. A mistura ficará molhada e grudenta.
Com as mãos dobre a massa no meio e gire 90 graus repetidamente (no video tem dicas de como fazer este processo). Fazendo este processo a massa absorve a farinha e um pouco de ar. Repita este processo algumas vezes até obter uma massa macia. Se for necessario adicione mais farinha na bancada e nas suas mãos para ficar mais maleável. Tome cuidado para não trabalhar a massa de mais.
Polvilhe farinha de trigo na bancada e abra a massa com um rolo (no vídeo ele da dicas de como abrir a massa). Vá abrindo a massa e virando 90 graus até que fique com 2.5cm de espessura. Relaxe a massa levandantando as pontas e fazendo cair sobre a bancada, é importante que a massa não esteja muito esticada quando você for cortar as rodelas, porque ela irá encolher e você irá ficar com um scone bem pequeno.
Com um cortador de massa redondo, corte a massa e coloque na assadeira untada. Para ficar mais fácil de cortar a massa passe um pouco de farinha no cortador, não gire o cortador, apenar pressione bem firme.
Depois de cortar de 4 a 5 círculos, você pode juntar o que sobrou da massa e abrir novamente, tome cuidado para não fazer isso muitas vezes porque os scones nao ficarão muito fofos se a massa for trabalhada de mais.
Coloque os scones na assadeira e deixe alguns minutos para que o fermento em pó ente em ação. Com um pincel pincele o ovo sobre os scones, tome cuidado para nao deixar o ovo escorrer para as laterais do scone pois caso isso aconteça irá impedir o scone de crescer.
Asse por 15 min ou até que estejam dourados no topo.
Deixe esfriar um pouco e sirva com o recheio doce que quiser.


Pin It

1 comments:

Geni said...

Eu já vi tudo. Vou ter que parar de comer agora aqui no Brasil, para quando chegar ai, eu poder engordar uns 5 quilos! Tô frita! Beijos Geni

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog