Bolo de Abóbora e Fantasminha de Suspiro para o Halloween

Sei que no Brasil não temos esta tradição de Dia das Bruxas mas aqui nesta época do ano tudo fica tão enfeitado que até dá vontade de fazer algo por isso estava procurando algumas receitas e resolvi experimentar este bolo de abóbora. O bolo fica bem molhadinho, uma delícia! Na minha opinião nem precisa da cobertura de cream cheese mas estou colocando a receita mesmo assim. Fiz o bolo na forminha de cupcake com formato de abóbora e ficou uma graça. Com a casa da abóbora aproveitei para fazer uma lanterna Jack-o.
A receita de suspiro dos fantasminhas foi esta, mas como não tinha os olhinhos de enfeite me inspirei neste vídeo para fazer a carinha. Suspiro requer paciência para fazer porque leva bastante tempo mas é maravilhoso!!


Bolo de Abóbora e Fantasminha de Suspiro para o Halloween
(fiz meia receita e consegui 12 cupcakes)

Ingredientes para o Bolo:

300g de farinha de trigo
300g de açúcar mascavo claro
3 colheres de chá de mixed spice (é uma mistura de 40% de canela  e o resto de cravo em pó, noz moscada em pó e gengibre em pó)
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
175g de uvas passas
½ colheres de chá de sal
4 ovos batidos
200g de manteiga derretida
a casca de uma laranja ralada
1 colher se sopa de suco de laranja
500g de abóbora ralada

Para a Cobertura (se desejar)
200g de cream cheese
85g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
100g de açúcar de confeiteiro peneirado
a casca de uma laranja ralada + o suco de meia laranja

Pré aqueça o forno a 160C. Unte uma assadeira de 30 x 20cm (eu usei as de cupcake com formato de abóbora) e forre com papel manteiga o fundo. Misture a farinha de trigo, o fermento em pó, o açúcar, mixed spice, o bicarbonato, as uvas passas e o sal em uma tigela. Em outra tigela grande misture os ovos batidos com a manteiga derretida, junte a casca de laranja ralada e o suco de laranja. Adicione os ingredientes secos e misture até combinar. Coloque a massa na assadeira preparada e asse por aprox. 30 mins, ou até ficar dourado e o teste do palito sair limpo (os bolinhos levaram 25 min).
Para a cobertura, bata o cream cheese, a manteiga, o açúcar de confeiteiro, a casca de laranja e uma colre de chá do suco de laranja ate ficar uniforme e leve para a geladeira para firmar. Quando o bolo estiver pronto deixe esfriar por 5 min na grade. Com o bolo ainda morno faça alguns furos com um palito e regue com o resto do suco da laranja da cobertura. Deixe o bolo esfriar para colocar a cobertura de cream cheese (se desejar).
A receita fala que o tempo para o bolo assar depende da quantidade de água da abóbora que for utilizada, então fique de olho porque talvez você tenha que deixar mais ou menos tempo no forno.


Fantasma de Suspiro:

4 claras (120g)
1/4 colher de chá de cremor de tártaro
200g açúcar refinado
1/4 colher de chá de extrato de baunilha

+  chocolate derretido para fazer a carinha

Pré aqueça o forno a 105ºC. Unte uma assadeira com papel manteiga. Tenha um saco de confeitar pronto para usar com o bico liso de  1.25 cm ou se quiser pode usar sem bico nenhum só com um buraco de mesmo tamanho. 
Na batedeira bata as claras em velocidade média-baixa até fazer espuma. Adicione o cremor de tártaro e continue batendo até que comece a fazer picos leves. Adicione o açúcar um pouco por vez e continue batendo até ficar brilhoso e formando picos bem definidos. Por fim adicione a baunilha.  
Obs: O suspiro estará pronto quando formar picos bem firmes e quando esfregando com o dedo indicador e polegar você não sentir os grãos de açúcar, se isso acontecer continue batendo.
Uma dica para o papel manteiga não se mover quando você estiver moldando os suspiros coloque um pouquinho da massa nos quatro cantos da assadeira e coloque o papel manteiga em cima que ele ficará colado. Molde os suspiros fantasmas com o bico de confeitar formando uma montanha de 5cm de altura. 
Asse por aprox. 1 1/4 - 1 1/2 horas ou até que fiquem secos, crocantes para o toque e que você consiga separá-los facilmente do papel manteiga. Desligue o forno e abra a porta, deixe os suspiros no forno por algumas horas para que terminem de secar, se quiser pode deixar de um dia para o outro.
Quando seco faça as carinhas com o chocolate derretido.

Pin It

4 comments:

SONIA SUESCUN said...

Nossa, até as bruxas vão querer comer. Parabéns

Jubiléia said...

Ahahahaha não tinha vistoooooo

Que lindo que ficou Aleeeee!!!!

Larissa quer pra mamae comer ahahahahaha

Vem logo pra vc fazer essas coisas gostosas!!!

Beijuuuuuu

Valentina said...

Ficou lindo, lindo o fantasminha. Quando vc esta indo para o Brasil?

Alessandra Foletto said...

Mãe
As bruxas nem comeram porque acabou logo!!!
bjos



To quase ai pra cozinhar pra vc e pra Larissa
Bjos


Valentina
Obrigada!! Tava mto gostoso tbm.
To indo no final do ano
bjos

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog

There was an error in this gadget
There was an error in this gadget