Campfire Cupcake de Aniversário

Depois de muito tempo sem post estou de volta!
Finalmente tive a chance de usar o maçarico que trouxe de Londres neste cupcakes, que fiz a pedido da minha irmã para o aniversário do cunhado. 
Esta receita do Campfire Cupcake veio do livro "Cupcakes" da Martha Stewart. O cupcake recebe este nome (que seria cupcake de fogueira) por causa dos típicos acampamentos americanos onde as crianças queimam o marshmallow na fogueira pra comer. O bolinho é de canela com cobertura de chocolate e marshmallow. 
Eu mudei algumas coisas na receita: como eu adoro canela coloquei um pouco mais na massa do que pedia. Como achei que a massa não seria muito doce (porque só vai açúcar mascavo) eu fiz a ganache de chocolate com um pouco de chocolate ao leite. Fica também a dica de colocar um pouco da ganache como recheio dentro do cupcake para que a massa fique mais saborosa.
Eu não fiz a receita de marshmallow do livro, optei por uma receita de merengue que minha mãe aprendeu em um curso e disse ser muito boa. A que eu usei vai clara de ovo e a do livro só gelatina e açúcar. A da minha mãe ficou ótima mas ainda quero provar a do livro pra ver como fica.
Os cupcakes fizeram sucesso e mais importante o aniversariante adorou!




Campfire Cupcakes (Cupcake de Fogueira)
(rende uns 20) 

Ingredientes da massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/3 xícara de farinha integral
2 colheres de chá de fermento em pó
1 1/2 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de canela em pó (coloquei um pouco a mais)
1 1/4 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar mascavo claro (aperte na xícara para medir)
1/4 xícara de mel
6 ovos grandes
2 colheres de chá de extrato de baunilha

Modo de Fazer:
Pré aqueça o forno à 180ºC. Prepare uma assadeira de cupcake com as forminhas de papel.
Misture as farinhas, o fermento, a canela e o sal.
Na batedeira em velocidade média alta bata a manteiga, o açúcar e o mel até ficar uma mistura clara e fofa. Reduza a velocidade para média e adicione os ovos e a baunilha, bata até ficar homogêneo e então adicione a mistura dos ingredientes secos misturando ate combinar.
Coloque a massa nas forminhas enchendo apenas 3/4 de cada uma. Leve ao forno por 25 minutos ou faça o teste do palito. Deixe a assadeira esfriar em cima de uma grade por 10 minutos as forminhas da assadeira e deixe-as esfriando na grade até esfriar completamente.

Ganache de Chocolate
Ingredientes:
170g de chocolate meio amargo picado (usei metade meio amargo metade ao leite)
2/3 de creme de leite
1 colher de sopa de glucose de milho

Modo de Fazer:
Esquente o creme de leite com a glucose de milho em fogo médio e desligue um pouco antes de entrar em ponto de fervura. Jogue a mistura no chocolate picado e misture bem até ficar derretido.
Deixe esfriar e empregue na receita.

Cobertura de Merengue
Ingredientes:
350g de açúcar
100ml de água fria
180g de clara de ovo
125g de açúcar

Modo de Fazer:
Faça uma calda de fio grosso com os 350g de açúcar. Enquanto isso ma batedeira bata as claras em ponto de neve dura. Adicione os 125g açúcar e continue batendo até conseguir um suspiro bem firme. Adicione a calda no suspiro e bata até obter um merengue bem firme e brilhante. Espere esfriar e empregue na montagem.

Montando o Cupcake:
Quando os bolinhos estiverem frios faça um corte circular em cima de cada um (tirando a tampinha do topo) e recheie dentro com a ganache de chocolate. Tampe com a massa que foi cortada e espalhe um pouco da  ganache em cima do bolinho. Coloque o merengue em um saco de confeiteiro com um bico liso e cubra os bolinhos fazendo movimentos circulares. Termine usando o maçarico para dar um toque especial no merengue. 

...e Parabéns para o cunhado!

Pin It

1 comments:

renatasue said...

Parabéns, para você!
Os cupcakes ficaram divinos! E essa é a primeira vez que posso dizer isso com conhecimento de causa!!

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog