Biscoito Enroladinho de Canela

Eu adoro aquele pãozinho de canela "Cinnamon Roll"e quando vi este biscoito neste blog fiquei muito animada para testar porque se o pão já é bom imagina o biscoito.
Os biscoitos ficaram gostosos, mas eu colocaria um pouco mais de canela na massa (amo canela, e na minha opinião precisa de +). Eu ainda acho que o pãozinho é mais gostoso, mas o pessoal de casa gostou.



Biscoito Enroladinho de Canela
(rende 4 dúzias de biscoitos pequenos de 5 cm)

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo, + 2 colheres de sopa
1 colher de chá de canela, + 1 colher de sopa para uso separado (eu colocaria um pouco mais)
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
½ xícara de manteiga em temperatura ambiente, + 3 colher de sopa para uso separado
¼ xícara de açúcar granulado
¼ xícara de açúcar mascavo claro, + ½ xícara para uso separado
1 gema
¼ xícara de creme de maçã**
1 colher de sopa de glucose de milho
1 colher de chá de baunilha

Para a cobertura:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
2-3 colheres de sopa de leite

Modo de Fazer:
Peneire junto a farinha, canela, bicarbonato e o sal e reserve.
Coloque o ½ de xícara de manteiga, o açúcar granulado e o ¼ de xícara de açúcar mascavo na batedeira com o batedor de pá e bata até ficar uma mistura fofa e clara. Adicione a gema, o creme de maçã, a glucose de milho e a baunilha e bata até combinar.
Com uma espátula ou uma colher de pau misture a os ingredientes secos na massa, não misture de mais (só até combinar). Divida a massa em duas partes e embrulhe no papel manteiga ou filme. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Em uma tigela coloque a 1 colher de sopa restante de canela e a ½ meia xícara restante de açúcar mascavo e misture. Divida a mistura de açúcar em duas partes (uma para cada metade da massa) e reserve.
Retire da geladeira uma metade da massa. Como a massa estará grudenta o jeito mais fácil de abrir é entre duas folhas de papel manteiga. Abra a massa com o rolo até ficar um retângulo com + ou - 0,6mm de espessura. Com um pincel espalhe a 1 1/2 colher de sopa de manteiga amolecida sobre a massa aberta. Por cima polvilhe com uma parte da mistura de açúcar e canela apertando bem para que entre na massa. Enrole a massa como se fosse um rocambole começando do lado mais comprido. Embrulhe o rocambole de massa com plástico filme e leve para gelar por mais 45 minutos. Repita o processo com a outra metade da massa.
Retire a massa da geladeira e corte em rodelas de aproximadamente 1,25cm e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos ou até que que estejam um pouco dourados (dourado claro). Deixe esfriar 2 minutos na assadeira depois transfira para a grade.
Depois de frio cubra com a cobertura de açúcar.

Para a cobertura:
Peneire o açúcar de confeiteiro e adicione uma colher de sopa de leite por vez até conseguir a consistência desejada.

**Creme de maçã:
(esta receita rende bastante então se quiser fazer só para os biscoitos divida a receita em 4)
4 maçãs sem casca e cortadas em pedaços
3/4 de xícara de água
1/4 de xícara de açúcar
1/2 colher de chá de canela em pó

Modo de Fazer:
Em uma panela com tampa no fogo médio junte as maças, a água, o açúcar e a canela por 15 a 20 minutos ou até que as maçãs fiquem moles. Espere esfriar um pouco e passe no liquidificador ou amasse com o garfo.

Algumas dicas:
  • A massa irá ficar grudenta, se quiser pode enrolar o rocambole da massa com a ajuda do papel manteiga, se a massa colar no papel manteiga, coloque a passa de volta na geladeira por mais alguns minutos e depois tente novamente.
  • O rocambole não vai ficar bem fechadinho porque depois de polvilhar o açúcar com a canela na massa fará com que a massa não se cole quando enrolada, mas não se preocupe depois de assar os biscoitos ficarão com o formato de rodinha.

Pin It

0 comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog

There was an error in this gadget
There was an error in this gadget