Pão Povitica

Sei que faz muito tempo que não coloco nada novo no blog, mas saibam nem por isso parei de fazer coisas gostosas. O difícil mesmo tem sido arrumar tempo para traduzir receitas e editar fotos ainda mais depois que fiquei viciada no pinterest e em outros sites onde acho milhares de receitas que me encantam e me dão vontade de fazer um dia. Assim sem perceber se passam horas e dias e acabo não fazendo o que deveria fazer, como escrever posts novos para o blog. 
Por falar nisso esta receita de pão veio de lá do pinterest, depois de ver a linda foto do pão polonês não tive dúvidas que devia ser delicioso e fico feliz em dizer que estava certíssima! Já fiz a receita duas vezes, em uma delas fiz só com canela e na outra coloquei também o cardamomo. Eu preferi a receita só com canela, mas sou suspeita para falar porque amo canela, tanto que na receita original pedia 1/2 colher de chá de canela e eu coloquei 1 e 1/2 colher para ficar bem gostoso.


Pão Povitica 
Adaptado daqui
rende 1 pão

Ingredientes:
1/2 xícara de leite morno
3 colheres de sopa de açúcar 
15g de fermento fresco
3/4 colher de chá de sal
1 ovo grande levemente batido
1 colher de sopa de manteiga sem sal derretida
2 xícaras de farinha de trigo peneirada

Para o Recheio:
1 1/2 xícaras de nozes picadas
1/4 xícara de leite
1/4 xícara de manteiga sem sal
1 gema grande levemente batida
1/4 colher de chá de baunilha
1/2 xícara de açúcar
1 1/2 colher de chá de canela
1/4 colher de chá de cardamomo (opcional)

Para Pincelar:
manteiga derretida
1 ovo batido
Açúcar cristal ou demerara, canela e cardamomo

Modo de Fazer Recheio:
Em uma tigela misture as nozes, açúcar, canela e cardamomo.
Em uma panela esquente o leite e a manteiga até ferver. Deixe esfriar um pouco e adicione a gema e a baunilha mexendo bem. 
Despeje a mistura de leite na mistura de nozes, misture e deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve até o uso.

Modo de Fazer Massa:
Em uma tigela peneire a farinha e reserve.
Na tigela da batedeira dissolva o fermento no açúcar até ficar uma pasta. Acrescente o leite morno, o ovo, a manteiga e o sal, misture bem. 
Com a batedeira ligada vá adicionando aos poucos a farinha nos ingredientes líquidos até que a massa não fique mais grudenta, deixe a batedeira sovar a massa por uns 5 minutos (se não tiver uma batedeira planetária faça este processo com a mão). Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e vá rasgando com as mãos até que consiga uma massa uniforme e macia.
Deixe a massa descansar até que dobre de tamanho. Depois de crescer abra a massa em uma superfície enfarinhada até formar um retângulo de 25 x 30cm. Pincele a massa com um pouco de manteiga derretida cobrindo toda a superfície. Continue abrindo a massa até que fique um retângulo bem fininho, o importante é ir levantando a massa da mesa para que não cole.
Quando conseguir uma massa bem fina espalhe o recheio e enrole a massa feito rocambole bem apertado. Forme um S com a massa (veja fotos de como fazer aqui) e coloque em uma assadeira bolo inglês untada de 23 X 12,5cm. Deixe crescer por 30 minutos e depois pincele com o ovo batido e polvilhe o açúcar misturado com canela e cardamomo.
Leve ao forno preaquecido 180ºC por 15 minutos depois baixe o fogo para 150ºC por 45 minutos.
O pão estará pronto quando estiver com uma cor bem dourada e as bordas estiverem encolhido um pouco da assadeira.
Retire do forno e deixe esfriar completamente na assadeira e então corte o pão em fatias.

Pin It

0 comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog