Pão de Porquinho

Mais uma receita vinda do Pinterest, realmente é muito difícil olhar as fotos na parte de comida e não querer fazer tudo que aparece por lá. No fim acabei escolhendo estes pãezinhos, não que eu tenha alguma paixão especial por porcos, mas me encantei quando vi estas carinhas bonitinhas. 
Fiz este pão no dia do meu aniversário de casamento em julho e depois acabei vendo os mesmo porquinhos no blog da Bruxa Solar, os dela também estão lindos, mas vieram de outra receita, ou seja mais uma para experimentar!
Estes são recheados e o recheio fica a seu critério, eu fiz uns de queijo e outros de peito de peru, salame e queijo. Todos ficaram deliciosos, a única coisa que mudei da receita original é que aumentei a quantidade de sal pois achei que o pão ia ficar sem gosto com apenas 1 pitada.




Pão de Porquinho (daqui)
rende de 15 a 20

Massa:
400g farinha de trigo
15g de fermento fresco para pão
1 ovo
200ml de iogurte natural
100ml de leite morno
1/2 colher de chá de sal

Massa tipo folhada:
150g de farinha de trigo
100g de manteiga ou margarina gelada cortada em cubos
1 pitada de sal

Clara para pincelar e grudar a massa
Gema com um pouco de leite para pincelar por cima dos pães

Recheio:
Pode ser de queijo, queijo e presunto, pizza, calabresa ou o recheio que desejar.

Modo de Fazer:
Na batedeira planetária misture o fermento fresco para pão e o açúcar até o fermento ficar líquido. Adicione o resto dos ingredientes menos a farinha e ligue a batedeira com o batedor de gancho. Vá adicionando a farinha aos poucos e batendo até que fique uma massa uniforme e não esteja grudenta. Bata na batedeira por mais 5 minutos e depois transfira a massa uma superfície enfarinhada e sove mais um pouco (caso não tenha a batedeira faça tudo na mão). Deixe a massa crescer em uma tigela untada com óleo e coberta com plástico filme até dobrar de tamanho.

Enquanto isso faça a segunda parte da massa, a tipo folhada. Misture a manteiga ou margarina com a farinha de trigo esfarelando os pedaços para formar uma farofa (ou coloque no processador). 
Quando a primeira massa já tiver crescido retire da tigela e de uns socos para tirar o ar da massa. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e misture com a massa tipo folhada até ficar uniforme.

Abra a massa e corte círculos de 7,5cm para 20 porquinhos irá precisar de 40 círculos cortados, pois um será a parte de baixou e o outro a parte de cima que tampa o recheio (eu cortei círculos de 10cm por isso rendeu apenas 15 porquinhos). Tente cortar a massa toda de uma vez sem precisar reabrir a massa diversas vezes e não esqueça de deixar um pedaço para cortar o nariz e as orelhas.

Coloque os círculos que irão ser a parte de baixo do porco em uma assadeira de bordas baixas forrada com papel manteiga. Pincele as bordas do círculo com a clara, coloque o recheio no meio e cubra com o círculo que irá ser a parte de cima. Aperte bem as bordas para grudar e não vazar o recheio enquanto estiver assando. Repita o processo com todos os pães.

Com o restante da massa corte círculos pequenos para os narizes (veja que tamanho irá ficar melhor para o nariz do seu porquinho) e com um círculo um pouco maior corte a massa e dividida em 4 partes para fazer as orelhas. Cole as partes nas massas recheadas usando a clara. Para os olhos usei pimenta do reino em grão, passe um pouco de clara na massa no lugar dos olhos e pressione as pimentas para que entre um pouco pra dentro da massa. Para as narinas marque a massa com um palito de dente e coloque uma folha de alecrim.

Deixe os porquinhos crescerem novamente por uns 20 minutos e então pincele a gema misturada com o leite por cima das carinhas. Leve-os ao forno preaquecido entre 190ºC a 200ºC por 20-25 minutos. 

Se você fizer estes pães para crianças tome cuidado com o olho de pimenta do reino, ou retire-os antes das crianças comerem ou troque por outra coisa.

Pin It

2 comments:

Samantha said...

Oi Alessandra, tudo bem? Gostaria de entrar em contato com você. Gostaria de fazer um christmas pudding esse ano, bem tradicional. Você teria uma receita para me ajudar?
Obrigada

Alessandra Foletto said...

Oi Samantha, tudo bem?

Desculpe pela demora para te responder.
Eu nunca fiz nenhuma receita de christmas pudding, nunca tive vontade porque quando provei achei uma sobremesa bem pesada que não me agradou muito, lembro que o gosto tinha alguma coisa que me lembrava pudim de pão.
A receita tradicional inglesa leva na massa o "suet" que é gordura animal que vem dos rins da vaca. Confesso que isso é bem estranho e um tanto quanto nojento, mas que no Reino Unido é bem normal e até se vende no mercado especialmente para se fazer pudins e tortas. Como aqui não tem estive procurando na internet o que vc poderia usar para substituir e achei algumas pessoas falando para usar gordura vegetal hidrogenada congelada e ralada ou manteiga sem sal também congelada e ralada.
Posso te mandar algumas receitas que achei para isso peço que vc mande um email para thecakelandblog@gmail.com
Só mais uma coisa vc consegue ler as receitas em inglês ou prefere traduzida?
Bejos

ale

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog