Muffin de Abóbora com Cream Cheese

Este ano procurei bastante, nos muitos blogs que leio, receitas para o Halloween e como muitos deles  são americanos vi uma quantidade enorme de receitas com abóbora, que é típica lá nesta época do ano, por isso resolvemos provar algumas em nossa festinha de dia das bruxas. 

Nos EUA vende-se no mercado o purê de abóbora enlatado para ser usado em tortas e doces, é uma maneira bem prática de se usar a abóbora sem ter todo aquele trabalho,  mas como aqui não temos isso achei uma receita bem fácil que ensina fazer o purê e dá até para congelar. 
Por lá também se encontra um tal de "pumpkin pie spice" que é uma mistura de especiarias usadas não só nas tortas de abóbora mas em bolos e doces, como também não temos aqui achei uma receita alternativa que rende bastante então se você não quiser ficar com um monte desta mistura sobrando faça metade ou um terço, eu resolvi fazer tudo e guardar para outra receita que use este ingrediente.

O recheio de cream cheese do meu muffin saiu um pouco pra fora, acho que o problema foi que coloquei muita passa no fundo da forminha antes de colocar o cream cheese no meio então sobrou pouca massa para cobrir. Mas mesmo assim estes muffins foram um sucesso na festinha, ficam bem úmidos e saborosos e o cream cheese e as especiarias dão um toque especial.



Muffin de Abóbora com Cream Cheese
rende 24

Recheio:
226g de cream cheese amolecido
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Cobertura:
1/2 xícara de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/2 colheres de chá de canela em pó
4 colheres de sopa de manteiga gelada cortada em cubos

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada em pó
1 colher de chá de cravo em pó
1 colher de sopa + 1 colher de chá da mistura de especiarias *
1 colher de chá de bicarbonato 
1 colher de chá de sal 
4 ovos grandes em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de purê de abóbora **
1 1/4 xícara de óleo

Recheio:
Em uma tigela misture o cream cheese e o açúcar tá ficar uniforme. Transfira a mistuara para um plástico filme e enrole como um charuto de aproximadamente 3,75 de diâmetro. Leve ao congelador por pelo menos 2 horas ou até ficar bem firme para ser fatiado.

Cobertura:
Em uma tigela ou no processador misture o açúcar, farinha e canela. Adicione a manteiga em pedaços e com a ponta dos dedos ou com o pulsar do processador misture a manteiga na farinha até formar uma farofa. Leve a geladeira até que a massa do muffin esteja pronta para assar.

* Mistura de Especiarias: daqui
rende bastante então se quiser faça metade ou um terço ou então guarde, muita receita americana usa esta mistura.

3 colheres de sopa de canela em pó
2 colheres de chá de gengibre em pó
2 colheres de chá de noz moscada em pó
1 1/2 colheres de chá de pimenta da Jamaica
1 1/2 colheres de chá de cravo em pó

É só misturar todos os ingredientes e guardar em um potinho bem fechado.

** Purê de Abóbora: daqui
Pegue 1 abóbora e corte em pedaços iguais e grandes (pode ser em 4 pedaços). Retire toda a semente.
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos ou até que esteja bem macia. Deixe esfriar um pouco e retire a casca. Bata no processador ou no liquidificador até virar purê, se precisar adicione um pouco de água, mas apenas se não der pra bater pois o resultado deve ser um purê bem grosso.
Vai render bastante purê então você pode congelar e usar em outra receita depois.

Agora vamos a massa do muffin...

Preaqueça o forno a 180ºC e forre a forma de muffins com as forminhas de papel.

Em uma tigela grande misture a farinha, a canela, o cravo, a noz moscada, a mistura de especiarias, o bicarbonato e o sal. Na batedeira com o batedor de pá bata os ovos, o açúcar, o purê de abóbora e o óleo até combinar. Com a batedeira na velocidade baixa adicione a mistura dos ingredientes secos gradualmente até ficar uma mistura uniforme (não bata de mais!!)

Retire o cream cheese do processador (depois que estiver firme é claro) e corte em 24 pedaços iguais. Coloque a massa nas forminhas de papel apenas até que cubra o fundo (aproximadamente 1 a 2 colheres de sopa) (eu coloquei massa de mais e meu cream cheese subiu e saiu um pouco pra fora). Coloque um pedaço de cream cheese em cada forminha de muffin e complete cada uma delas com o restante da massa cobrindo o cream cheese completamente. Retire a cobertura da geladeira e salpique por cima de cada muffin. 

Asse por 20-25 minutos,  deixe esfriar na assadeira de 5-10 minutos e depois transfira para uma grade. 


Pin It

0 comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog

There was an error in this gadget
There was an error in this gadget